Notícias
Ministro do Empreendedorismo conhece fábrica de Cajamar (SP)
Como a maior líder de beleza na América Latina produz, vende e vem ajudando a formar empreendedores há décadas? Em visita à fábrica da Natura Avon, em Cajamar (SP), nesta terça-feira (16), o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, conheceu todas as facetas da empresa de cosméticos que tem o cheiro do Brasil.
França verificou vários pontos de contato desse universo empreendedor com o brasileiro. "Somos 15 milhões de MEIs no país, equivalente a 95% dos negócios. A Natura Avon tem 90% da sua atividade puxada por vendas diretas de consultoria de beleza, somando 1,7 milhão de pessoas, com 92% de mulheres."
A diretora de venda direta, Cida Franco, falou também sobre o modelo meritocrático, uma espécie de rampa de empreendedorismo: o iniciante na consultoria é chamado de semente, que atualmente representa 26% do total de 1,7 milhão. Conforme vai crescendo, torna-se bronze (hoje, 35%); prata (26%); ouro (10%) e diamante (3%). "Além do estímulo ao empreendedorismo, oferecemos formação, treinamento e benefícios sociais."
Cida disse que, além das vendas por meio das consultoras, a Natura Avon conta com e-commerce e mil lojas físicas no território brasileiro, sendo que as franqueadas já eram consultoras.
O diretor de Relações Institucionais, Paulo Dallari, ainda acrescentou que a empresa tem conexão com as políticas públicas. "Conforme cresce, vai aderindo a políticas públicas. Incentivamos que se tornem MEIs."
Também prestigiando a visita, a presidente da Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), Adriana Calloca, informou que o Brasil possui 3,5 milhões de vendas diretas, com 42,7% do setor de cosméticos. Ela disse que a associação congrega 30 empresas e que o pequeno negócio precisa de cada vez mais estímulo porque move a economia nacional.
Já o vice-presidente de Negócios, Agenor Leão, frisou que as consultoras se valem das histórias dos produtos, dos ingredientes e da própria empresa para vender com significado. Isso ficou claro quando o ministro visitou o Laboratório de Pesquisa Avançada, onde equipamentos de ponta avaliam 43 mil componentes ativos para pele e cabelo. A mais recente aquisição é um aparelho que simula o efeito dos ingredientes no organismo humano. Todo o aparato tecnológico é pilotado por uma equipe de 160 cientistas, que mapeiam a segurança e a eficácia de tudo que é produzido. Outro diferencial é que, desde 2006, não fazem testes com animais, ou seja, 20 anos antes da obrigatoriedade da lei, que começou a vigorar no ano passado.
Casa de Perfumaria do Brasil - "Prezamos a sustentabilidade, a paleta de ingredientes inéditos brasileiros e uma perfumista exclusiva dentro da empresa há 18 anos, a única na América Latina, Verônica Kato", destacou Agenor Leão dentro da Casa de Perfumaria do Brasil, a parte da empresa em que se produzem os perfumes com aromas originários da Amazônia. "Envolvemos as comunidades locais da Amazônia para extrair a matéria-prima, promovendo um comércio justo", afirmou Leão.
O CEO da Natura Avon, João Paulo Britto Gonçalves Ferreira, destacou a presença da empresa em 14 países e 20 bilhões de receita líquida. No Brasil, são 15 mil colaboradores.
Ao final da visita, o ministro Márcio França falou sobre o Desenrola Pequenos Negócios, que já ultrapassou os 2 bilhões em renegociações e sobre o ProCred 360, uma linha de crédito que passou a funcionar este mês, para os que faturam até R$360 mil/ano, com juros baixos. "O presidente Lula criou um ministério específico visando, principalmente, ao pequeno empreendedor."
A visita foi acompanhada pelo secretário executivo do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Tadeu Alencar, e pela diretora de Artesanato e Microempreendedor Individual, Bete Bacellar.