Notícias
Ministério do Empreendedorismo leva artesãos de todos os estados à Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina
O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), participa da 24ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte que ocorre até 14 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Nesta edição, a feira traz como tema "Sons do Criar — Artesanato que Toca a Gente", destacando a riqueza cultural e a diversidade do artesanato brasileiro.
Apoio ao artesão brasileiro
Por meio do PAB, o MEMP participa ativamente levando artesãos de todos os estados brasileiros para a feira, beneficiando direta e indiretamente cerca de 1,2 mil artesãos que representam associações, cooperativas, mestres e artesãos individuais de todo o Brasil. Esses artesãos ocuparão um espaço de aproximadamente 1000m² no evento.
“O PAB apoia os artesãos brasileiros de todos os estados, realizando feiras, apoiando na formação dos artesãos, transformando o artesanato em oportunidade de negócios”, explica o secretário nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual, Milton Coelho. “Essa é a maior feira de artesanato da América Latina. É uma oportunidade excelente para os artesãos terem acesso ao mercado, venderem os seus produtos. Essa é a segunda grande feira nacional que apoiamos no ano. Haverá até o final do ano mais três grandes feiras como essas com o apoio do PAB”, afirma o secretário.
Impacto Econômico e Cultural
Na edição anterior, realizada em 2023, o PAB alcançou resultados expressivos, com R$ 7 milhões em vendas diretas e encomendas, e 110 mil peças comercializadas. Este ano, a expectativa é superar esses números, reafirmando a importância da Fenearte como um evento crucial para a promoção e valorização do artesanato brasileiro.
Com objetivo de refletir a diversidade cultural do Brasil, os artesãos das cinco regiões do país ocuparão um espaço de aproximadamente 1000m² no PAB. No âmbito do Programa, os resultados da 23ª FENEARTE, realizada em 2023, representaram R$ 7 milhões com vendas diretas e encomendas e 110 mil peças comercializadas.
Além das vendas e da visibilidade proporcionada pelo evento, a participação na Fenearte oferece aos artesãos a oportunidade de trocar experiências, acessar novos mercados e fortalecer suas redes de contatos. O apoio do Governo Federal, através do MEMP, é fundamental para a continuidade e expansão dessas iniciativas.