Notícias
MEMP apoia artesãos gaúchos na Expotchê
Em um momento de grande adversidade devido às enchentes devastadoras que atingiram o Rio Grande do Sul no último mês, o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) marca presença na 31ª edição da Expotchê, a maior feira de cultura gaúcha realizada fora do estado. O evento movimenta Brasília até 16 de junho, no Pavilhão do Parque da Cidade.
O MEMP patrocina a criação de um espaço na feira no qual 55 artesãos têm a oportunidade de comercializar suas criações. Isso proporciona aos artesãos gaúchos uma plataforma para escoar suas produções e gerar renda.
“Nesse momento delicado que vive o Rio Grande do Sul, é de extrema importância que os artesãos tenham onde vender e ter oportunidade de novos negócios”, explica a diretora do Programa do Artesanato Brasileiro, Elizabete Bacelar.
O evento espera atrair cerca de 150 mil visitantes, oferecendo meia entrada mediante doação mínima de R$ 5 ao Pix oficial da campanha solidária do governo do RS. A programação diversificada inclui apresentações musicais de bandas e artistas renomados, espetáculos circenses e folclóricos, além de performances dos Centros de Tradição Gaúcha (CTGs).
Nos 17 mil m² de estandes, os visitantes encontrarão o melhor da produção gaúcha em segmentos como agroindústria familiar, artesanato, turismo e comércio. Destaque para o Espaço Tchê Bier, onde diversos chopes podem ser degustados, a Praça do Vinho com vinhos e espumantes da serra gaúcha, e a Praça do Chocolate com as delícias de Gramado. Em comemoração ao Bicentenário da Imigração Alemã, a feira apresenta a exposição “Jornada para o Brasil: História das Migrações de Povos de Língua Alemã”, desenvolvida em parceria com a Embaixada da Alemanha.
A Expotchê funcionará de segunda a sexta, das 16h às 23h, e aos sábados e domingos, das 11h às 23h. Na primeira hora de funcionamento, de segunda a sexta (16h às 17h), a entrada será gratuita.