Memórias Clandestinas
Um encontro familiar e as memórias de família vêm à tona. O documentário trata da história de Alexina Crespo, a primeira mulher de Francisco Julião e seus quatros filhos, o seu envolvimento com as Ligas Camponesas, sua participação na luta armada e o exílio. Reflexões sobre utopias, família e participação política.
“Dedicado à Alexina Crespo e a todas as mulheres que lutaram e lutam por uma sociedade mais justa e por direitos humanos”
Com
Anatilde de Paula Crespo, Anataíde de Paula Crespo, Alexina Crespo, Anatólio Julião de Paula Crespo, Anacleto Julião de Paula Crespo, Delzuite da Costa Silva, Clodomir Morais, Vandeck Santiago, José Joaquim da Silva (Zito da Galiléia), Severino José de Souza (Bil da Galiléia), Maria do Socorro Rangel e Amara Silva
Uma produção Sépia Cinema e Vídeo com apoio do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), através do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Programa de Promoção da Igualdade de Gênero Raça e Etnia (PPIGRE), Instituto de Apoio Técnico Especializado à Cidadania (IATEC) e Curso de Rádio e TV da Faculdade de Comunicação da UNIMEP, Documentário de Maria Thereza Azevedo.
Direção de fotografia: Jane Malaquias; produção: Camila Tavaves, Maria Thereza Azevedi, Cristiano Ramalho e Vitória Azevedo Fonseca; abertura: Gustavo Cordenonsi; assistente de direção: Bruna Epiphanio; edição André Franciolli; participação especial: Valderez de Barros; apoio à pesquisa: Cristiano Ramalho; música: Renato Lemos; direção: Maria Thereza Azevedo; concepção visual e material impresso: Marcelo Muraro; trilha sonora: Renato Lemos; cantora: Bernadete França; finalização de som: Leo Lobato; gravação/mixagem/masterização: Estúdios RL MIX/SP Música: Son de mi Cuba de Anatilde Julião e Jorge Mujica com ELMEREKUMBE. Canta: Ariel Mujica. www.elmerekumbe.com.br