Livros
Os presidentes e a ditadura militar
Os presidentes e a ditadura militar contém dados biográficos dos mandatários do país, acompanhados de informações acerca dos acontecimentos políticos e econômicos e das principais manifestações culturais do período, que contextualizam suas gestões. Com base nos acervos textuais e iconográficos sob a guarda do Arquivo Nacional, revelam-se diferentes aspectos sobre as lutas pela democracia e pela defesa dos direitos humanos, seriamente acometidos pela ditadura instaurada no Brasil.
Direito à memória e à verdade
Ao registrar para os anais da história e divulgar o trabalho realizado pela Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos ao longo de 11 anos, esta publicação representa novo passo numa caminhada de quatro décadas. Nessa jornada, uniram-se para um esforço conjunto brasileiros que se opunham na arena política imediata.
Inventário da Coleção Informante do Regime Militar
A Coleção Informante do Regime Militar é composta por um conjunto de documentos originalmente sem identificação, deixado na portaria do Arquivo Nacional por alguém que preferiu o anonimato. A atmosfera de sigilo e, de certa forma, clandestinidade que envolve a entrada deste acervo na instituição reflete-se na documentação que o integra.
A Ditadura de segurança nacional no Rio Grande do Sul
A repressão que imperou no Brasil durante a ditadura militar é retratada nos relatos apresentados por ex-deputados, líderes políticos, jornalistas, intelectuais, lideranças sindicais, professores, agitadores sociais. É um caleidoscópio do que ocorreu em nosso País naqueles anos de obscurantismo e perda das liberdades democráticas.
Histórias de meninas e meninos marcados pela ditadura
Neste livro, são contadas histórias de adolescentes ativistas políticos, bem como o cotidiano de uma infância e adolescência modificadas radicalmente pela opção de seus pais em resistir à ditadura militar. Não se trata aqui de uma contabilidade ressentida de lamentos. Mas de mostrar que, nas trajetórias de vida, é possível entrever uma força positiva que apela para a necessária digestão da experiência.
Aos descendentes de homens e mulheres que cruzaram o oceano a bordo de navios negreiros e foram mortos na luta contra o regime militar
Esta publicação é uma homenagem aos herdeiros de seus ideais. Aos descendentes de Zumbi dos Palmares e de tantos homens e mulheres que cruzaram o oceano em navios negreiros e lutaram contra a escravidão, o preconceito, a violência e a ditadura. Uma gente que teve ancestrais escravos, mas morreu lutando por liberdade.
Repressão e memória política no contexto ibero-brasileiro
Nos dias 20 e 21 de abril de 2009, o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em parceria com a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça da República Federativa do Brasil e com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, realizou o Seminário Internacional Repressão e Memória Política no Contexto Luso-Brasileiro, com o objetivo de intercambiar conhecimentos e experiências que vinham-se acumulando no Brasil e em Portugal sobre a temática.
O mundo dos trabalhadores e seus arquivos
Coletânea que reúne artigos de especialistas brasileiros e estrangeiros nos estudos sobre o mundo dos trabalhadores e seus arquivos estruturada com base no Seminário Internacional “O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos”, evento promovido pela Associação Latino-Americana de Arquivos (ALA), pelo Arquivo Nacional do Brasil, e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), entre os dias 9 e 11 de setembro de 2008, na cidade de São Paulo, Brasil.
A anistia na era da responsabilização: o Brasil em perspectiva internacional e comparada
O livro que este Ministério da Justiça agora apresenta, em conjunto com a Universidade de Oxford, procura debater justamente os papéis que podem cumprir as leis de anistia em um cenário global em que a norma de responsabilização individual emerge cada vez com mais força. Vale-se, para tanto, de uma especial ênfase no caso brasileiro, que desafia a norma global ao manter válida para dado conjunto de crimes a Lei de Anistia de 1979, sem com isso deixar de promover outras medidas que impactam positivamente seu processo democrático.
Arquivo, memória e resistência dos trabalhadores no campo e na cidade - comunicações do 2° Seminário Internacional O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos
Dirigida a arquivistas, historiadores, documentalistas, bibliotecários, cientistas sociais, bem como a outros profissionais, pesquisadores e estudantes com atuação na área dos arquivos operários, rurais e sindicais, esta coletânea é um verdadeiro testemunho da importância dos arquivos para a compreensão da história de lutas da classe trabalhadora. E, nesse sentido, é leitura recomendada para todos os que se interessam pelo assunto.
Arquivos do mundo dos trabalhadores
Livro resultado das palestras proferidas por especialistas nacionais e internacionais na segunda edição do Seminário Internacional “O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos”, promovido pelo Arquivo Nacional do Brasil e pela CUT nos dias 30, 31 de março e 1° de abril de 2011, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD/MDA).
Vala clandestina de Perus - desaparecidos políticos, um capítulo não encerrado da história brasileira
Este livro é um esforço conjunto do Instituto Macuco com a Comissão de Anistia — Projeto Marcas da Memória do Ministério da Justiça — que aprovou o projeto que se desenvolveu tendo como objetivo o levantamento de documentação para busca do resgate da História, entre outras ações na área de defesa dos direitos humanos, relacionados com a descoberta em São Paulo, em 1990, no Cemitério Dom Bosco no bairro de Perus, de uma vala clandestina com ossadas não identificadas. O convênio inclui esta publicação, bem como, a realização de exposição fotográfica com caráter essencialmente documental.
Estudos e Pesquisas - produção e gestão de informação e conhecimento em segurança cidadã: os casos da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai
O documento “Produção e gestão de informação e conhecimento no campo da segurança cidadã: os casos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai” é resultado do projeto “Segurança Cidadã e Direitos Humanos no MERCOSUL”, promovido pelo Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do MERCOSUL (IPPDH) e o Escritório Regional para América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) entre 2011 e 2012. O estudo propôs mapear, identificar e descrever os tipos de sistemas de informação existentes nas áreas de Justiça, Interior e/ou Segurança nos Estados parte do MERCOSUL1 em matéria de violência e criminalidade, indagando particularmente nos registros produzidos pelas polícias.
Arquivos da repressão e da resistência - comunicações do I Seminário Internacional Documentar a Ditadura
Esta coletânea reúne artigos resultantes das comunicações apresentadas durante o Seminário Documentar a Ditadura, divididas em seis sessões temáticas, articuladas pela temática dos arquivos da repressão e da resistência.
Arquivo e memória dos trabalhadores da cidade e do campo - comunicações do 3° Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos
O seminário debateu temas relacionados à documentação guardada por entidades
sindicais, movimentos sociais, trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, sindicalistas
e instituições acadêmicas. Discutiu a importância de recuperar e preservar esses arquivos e
também o tratamento adequado que deve ser dado a esses acervos.
Resistência dos trabalhadores na cidade e no campo
Coletânea de comunicações provenientes da terceira sessão do 3º Seminário Internacional “O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos - Direito à Memória e à Verdade”, denominada “Ditadura e repressão aos trabalhadores da cidade e do campo”. As comunicações resultaram de pesquisas sobre atos de violação de direitos, perseguição, tortura, desaparecimento e assassinato de trabalhadores durante períodos ditatoriais no Brasil. Também analisaram mecanismos de controle do movimento sindical e das formas de resistência e luta dos trabalhadores, sindicalizados ou não, contra o autoritarismo e a repressão.
Direito à memória e à verdade
Comunicações provenientes da quarta sessão, do 3º Seminário Internacional “O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos - Direito à Memória e à Verdade”, intitulada “Direito à memória e à verdade”. Versou sobre o direito à memória e à verdade, tendo em vista a importância da relação estabelecida entre memória e verdade, ainda que de forma conflitiva e disputada, para o processo de construção da identidade política, cultural e social de um povo. Os trabalhos contemplam a temática no que se refere ao período dos regimes de exceção e aos mecanismos de justiça de transição atualmente utilizados no Brasil e/ou em outros países da América Latina, na perspectiva de debater iniciativas de recuperação da nossa história recente e de aperfeiçoamento do processo democrático.
Trabalhadores, arquivos, memória, verdade, justiça e reparação - reflexões do 4° Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos
Coletânea de artigos produzidos no interior do 4° Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos, realizado em junho de 2016 em parceria entre o Arquivo Nacional e a Central Única dos Trabalhadores - CUT.
Trabajadores, archivos, memoria, verdade, justicia y reparación
Coletânea de artigos produzidos no interior do 4° Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos, realizado em junho de 2016 em parceria entre o Arquivo Nacional e a Central Única dos Trabalhadores - CUT. Versão em espanhol.
Documentos do SNI - os mortos e desaparecidos na Guerrilha do Araguaia
Relançamento, em formato digital, de publicação sobre pesquisa realizada pelo Arquivo Nacional no fundo documento do Serviço Nacional de Informações, para atender demanda judicial de entrega de informações para a apuração de mortes e desaparecimentos durante a Guerrilha do Araguaia.