Publicada pelo jornal Correio da Manhã em 16 de dezembro daquele ano, a foto seguia o texto:
"“GRITO DA TERRA
Revolta no campo atinge agora lavradores de Capivari, ameaçados de expulsão por um general do IBRA
Os 300 lavradores do Núcleo Colonial de Capivari, no km 16 da Estrada Rio-Petrópolis, serão expulsos até o dia 31 de dezembro, por ordem do general-reformado Ubirajara Brandão, que, a serviço do IBRA, administra o núcleo dentro do plano de levantamento de terras visando à reforma agrária.
Para a consumação da ordem de expulsão, o general Ubirajara Brandão, espera somente a chegada do chefe da Comissão de Verificação de Terras do IBRA, também general-reformado Francisco Saraiva Martins, que, segundo os lavradores, aparecerá no próximo sábado.
TERRORISMO
O lavrador Otávio Félix dos Santos foi proibido de cultivar suas terras e de fazer qualquer benfeitoria nos seus lotes, por ordem do general Ubirajara Brandão. O lavrador disse que, dias antes, guardas rurais, por ordem do general, incendiaram uma casa de moagem de farinha de sua propriedade.
A sra. Maria Cecília da Conceição, que mora há 7 anos no local, disse que o general vai sempre a sua casa insultá-la: “Certa vez o general, acompanhado de dois guardas-rurais, obrigou-me a subir num limoeiro e apanhar limões para ele: o calor era muito e o general queria tomar uma limonada”.
Arquivo Nacional, Correio da Manhã, BR RJANRIO PH.0.FOT.04974