Notícias
Evento com ídolo e historiador do clube discute a Democracia Corinthiana e seu legado
Uma das passagens mais marcantes da história do Corinthians estará em discussão no final de semana, em São Paulo. A Democracia Corinthiana, movimento liderado pelo elenco bicampeão paulista entre 1982 e 1983, será tema de um evento envolvendo torcedores, historiador e atleta presente naquele episódio.
Intitulado “Futebol e Democracia”, o bate-papo será realizado no próximo domingo, das 14h às 15h30, na Sala Múltiplo Uso 2 do Sesc Itaquera. O debate contará com a presença do ex-jogador Zé Maria, o “Super Zé”, uma das lideranças daquele elenco; de Celso Unzelte, jornalista da ESPN e historiador; e Queren Pereira, torcedora e membro do Coletivo Democracia Corinthiana (CDC).
A proposta é relembrar a passagem e a influência que aquele time teve em toda a sociedade brasileira, que passava pela transição entre o regime da Ditadura Militar para o da democracia, representada nas eleições diretas para cargos públicos.
Zé Maria, um dos cinco atletas que mais vezes defendeu o Corinthians na história, participou ativamente do primeiro ano da Democracia e mais como um reserva na segunda temporada, quando já caminhava para o final da sua carreira. Fora de campo, no entanto, manteve sua atividade e chegou a exercer o cargo de vereador em 1983.
Fonte: Meu Timão, 02/11/2022