VITRINE DA EPT
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Cefet/MG
Projeto: “Blinkwheel: explorando a mobilidade com piscar dos olhos e LEDs infravermelhos”
O projeto consiste em um protótipo de um carrinho de baixo custo que responde a comandos feitos pelo piscar dos olhos. Dessa forma, é possível demonstrar ao público que o projeto desenvolvido pode ser aplicado para enviar comandos de intenção de movimentos de uma cadeira de rodas por pessoas com mobilidade reduzida e comprometimento nos membros superiores, proporcionando autonomia sem depender das mãos.
Instituto Federal de Alagoas – IFAL
Projeto: “Construção de robôs para competições: experiências do Grupo Robotech”
Durante a exposição estarão à mostra: um robô seguidor de linha (Arduino), um robô seguidor de linha (kit Lego), uma pista para demonstração, um cronômetro de monitoramento de tempo para competições de robôs seguidores de linha, dois robôs lutadores de sumô (Arduino), um dojô circular, um robô auto equilibrista, dois Módulos Avançados de Programação com Arduino (MAPA).
Instituto Federal do Pará – IFPA
Projeto: “Robótica: A utilização da tecnologia de manufatura aditiva para produzir um robô R2D2”
O projeto oferece uma proposta altamente interativa, permitindo que o público manipule o robô R2D2 por meio de um controle remoto em forma de sabre de luz, também desenvolvido com impressão 3D. O robô será exposto no estande, e os visitantes poderão interagir diretamente com ele, testando seus movimentos e tirando fotos, principalmente para quem for fã da saga Star Wars.
Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS
Projeto: “A construção do Xadrez Gigante nas aulas de Matemática”
O projeto visa engajar os estudantes na aprendizagem de Matemática através da construção de um jogo de Xadrez em tamanho gigante utilizando materiais recicláveis. O projeto contempla a aplicação de conceitos matemáticos, como geometria plana, simetria, cálculo de áreas e volumes, e o uso de instrumentos como régua e compasso.
Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC
Projeto: “Drone híbrido para inspeção de linhas elétricas”
Trata-se da apresentação de protótipos de aeronaves remotamente pilotadas que foram desenvolvidos por meio do projeto, que teve como foco o desenvolvimento de aeronave com autonomia de voo estendida para viabilizar aeroinspeção de linhas de transmissão de energia. Serão expostos dois drones hexarotores, projetados e construídos por professores e estudantes do IFSC.
Instituto Federal de Sergipe – IFS
Projeto: “Drone controlado por detecção de gesto”
O projeto de um drone controlado por detecção de gestos utiliza tecnologias de visão computacional para interpretar movimentos das mãos do usuário, permitindo que o drone responda a esses gestos de forma autônoma. Sensores como câmeras e acelerômetros capturam os gestos, que são processados por um sistema embarcado com algoritmos de reconhecimento de padrões, convertendo-os em comandos para controlar o voo do drone. Esse tipo de controle proporciona uma interface intuitiva e sem a necessidade de controle remoto físico, sendo aplicado em áreas como entretenimento, operações de resgate e inspeção industrial.
EPT - Mato Grosso
Projeto: “First Robotics Competition e a Educação Profissional Tecnológica”
No projeto são construídos robôs de porte industrial, com até 55 kg.
EPT – São Paulo (Centro Paula Souza)
Projeto: “NEMA”
O projeto consiste em um software para identificação automatizada de fitomematoides em amostras de solo, utilizando inteligência artificial.
EPT – Rio de Janeiro
Projeto: “Minerva”
Projeto Minerva visa integrar tecnologias inovadoras e sustentáveis para promover a eficiência energética em diversas aplicações. Drone: empregados para monitorar e otimizar inspeções de infraestruturas. Casas Inteligentes e Sustentáveis: sistemas automatizados que ajustam o consumo de energia. Biometria Facial: Tecnológica integrada a sistemas de segurança e controle de acesso, promovendo eficiência e conveniência. Bengala Inteligente: a Bengala é equipada com sensores e conectividade, esse dispositivo oferece suporte a pessoas com deficiência visual, permitindo uma navegação mais segura e eficiente.
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai
Projeto: “NEM/Robótica”
O projeto consiste em um modelo de negócio focado na mobilidade urbana para pessoas com deficiências visuais, destacando o protótipo do equipamento e potenciais de mercado.