Propostas Curriculares
A proposta curricular do Projovem Urbano tem como princípio fundamental a integração entre formação básica, qualificação profissional e participação cidadã. Com a promoção da equidade em vista, considera as especificidades de seu público: a condição juvenil e a necessidade de superar a situação de exclusão em que se encontram esses jovens no que se refere aos direitos à educação, ao trabalho e à cidadania.
Considera, ainda, que o acesso a esses direitos, assim como a outros direitos universais, só será pleno quando a sociedade reconhecê-los e, particularmente, quando os segmentos deles privados assumirem-se como cidadãos ativos, conscientes do seu direito a ter direitos e da necessidade de lutar por eles.
Desse modo, o Projovem Urbano propõe aliar teoria e prática, formação e ação, explorando a dimensão educativa tanto do trabalho como da participação cidadã. Para que a formação básica, a qualificação profissional e a participação cidadã possam se fortalecer mutuamente, cada uma delas deve se desenvolver plenamente e em consonância com as demandas, visando à inserção integral, criativa e produtiva na sociedade contemporânea.
O currículo do Projovem Urbano foi concebido nessa perspectiva e pretende ultrapassar o campo das intenções para promover situações pedagógicas que efetivamente favoreçam a construção do protagonismo juvenil. Isso implica criar estruturas, tempos e espaços de aprendizagem vinculados aos objetivos do programa, além de planejar ações nas quais se concretizem as experiências fundamentais para o processo de inclusão.
A proposta curricular do Projovem Campo - Saberes da Terra é baseada na construção de um currículo cujas referências principais são a formação humana e o modo de produção e reprodução da vida, ou seja, as relações sócio-históricas, políticas e culturais das comunidades do campo e, em âmbito maior, do Estado e do país. A organização curricular está fundamentada no eixo curricular articulador Agricultura Familiar e Sustentabilidade, que dialoga com os eixos temáticos: Agricultura Familiar: Identidade, Cultura, Gênero e Etnia; Desenvolvimento Sustentável e Solidário com Enfoque Territorial; Sistemas de Produção e Processos de Trabalho no Campo; Economia Solidária e Cidadania, Organização Social e Políticas Públicas. Os eixos temáticos agregam conhecimentos da formação profissional e das áreas de estudos para a elevação de escolaridade.