Propostas curriculares
A proposta curricular do Projovem Urbano tem como princípio fundamental a integração entre Formação Básica, Qualificação profissional e Participação Cidadã, tendo em vista a promoção da equidade e, assim, considerando as especificidades de seu público: a condição juvenil e a imperativa necessidade de superar a situação de exclusão em que se encontram esses jovens no que se refere aos direitos à educação, ao trabalho e à cidadania.
Considera ainda que o acesso a esses direitos, assim como a outros direitos universais, só será pleno quando a sociedade reconhecê-los e, particularmente, quando os segmentos deles privados assumirem-se como cidadãos ativos, conscientes do seu direito a ter direitos e da necessidade de lutar por eles.
Assim, o Projovem Urbano propõe aliar teoria e prática, formação e ação, explorando a dimensão educativa tanto do trabalho como da participação cidadã. E para que a Formação Básica, a Qualificação Profissional e a Participação Cidadã possam se fortalecer mutuamente, cada uma delas deve se desenvolver plenamente e em consonância com as demandas para uma inserção plena, criativa e produtiva na sociedade contemporânea.
O currículo do Projovem Urbano foi concebido nessa perspectiva e pretende ultrapassar o campo das intenções para promover situações pedagógicas que efetivamente favoreçam a construção do protagonismo juvenil. Isso implica criar estruturas, tempos e espaços de aprendizagem vinculados aos objetivos do Programa e planejar ações nas quais se concretizem as experiências julgadas fundamentais para o processo de inclusão pretendido.
A proposta curricular do Projovem Campo - Saberes da Terra é baseada na construção de um currículo que tem como referência principal a formação humana e o modo de produção e reprodução. a vida, ou seja, as relações sócio-históricas, políticas e culturais das comunidades do campo e, em âmbito maior, do Estado e do país. A organização curricular está fundamentada no eixo curricular articulador Agricultura Familiar e Sustentabilidade que dialoga com os Eixos Temáticos: Agricultura Familiar: Identidade, Cultura, Gênero e Etnia; Desenvolvimento Sustentável e Solidário com Enfoque Territorial; Sistemas de Produção e Processos de Trabalho no Campo; Economia Solidária e Cidadania, Organização Social e Políticas Públicas. Os Eixos Temáticos agregam conhecimentos da formação profissional e das áreas de estudos para a elevação de escolaridade.