Infraestrutura
O Projovem é organizado em núcleos, cada um deles é a unidade de organização pedagógica básica e na qual se realiza a maior parte das atividades de ensino e aprendizagem. Os núcleos funcionam nas escolas das redes públicas selecionadas pelos entes parceiros (Distrito Federal, estados e municípios), mas também podem funcionar em presídios, igrejas, associações de moradores, entre outros. Os aspectos mais importantes na organização de um núcleo dizem respeito ao número de estudantes atendidos e à sua enturmação; aos espaços de ensino e aprendizagem; e aos demais espaços de atendimento.
Cada núcleo do Projovem acolhe de 150 a 200 jovens, em cinco turmas de 30 a 40 estudantes. Preferencialmente, as cinco turmas devem funcionar na mesma escola. Quando for absolutamente necessário, poderão funcionar em duas unidades escolares próximas ou, no caso de atendimento pelo estado, em dois municípios próximos. Os núcleos devem dispor de espaços adequados e estar, de preferência, próximos ao domicílio ou ao local de trabalho dos estudantes.
Os núcleos devem ter cinco salas de aula; sala de professores; espaços de apoio pedagógico; salas para atividades de ensino e aprendizagem comuns a todos os estudantes, como laboratório de informática, biblioteca, salas para os plantões pedagógicos e realização das oficinas dos estudos complementares; sala para atendimento educacional especializado, quando necessário; salas de acolhimento para crianças de até 8 anos (filhas dos estudantes).