Eixos do Programa
EIXO AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DOS PARÂMETROS NACIONAIS DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL
O Eixo “Avaliação e monitoramento da implementação dos Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil” têm quatro finalidades principais:
I - promover discussões sobre a qualidade na educação infantil;
II - fortalecer o uso do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB da educação infantil;
III - apoiar as Secretarias de Educação e unidades escolares a aferir as oportunidades de aprendizagem nesta etapa; e
IV - alinhar as avaliações de oportunidades de aprendizagem utilizadas no âmbito nacional àquelas utilizadas internacionalmente.
EIXO GESTÃO, LIDERANÇA E FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL
O eixo “Gestão, liderança e fortalecimento institucional" tem como finalidade:
I - o aprimoramento das competências de liderança e habilidades de gestão;
II - o uso de informações educacionais e evidências científicas, a fim de auxiliar a tomada de decisão e o planejamento de ações;
III - o apoio para elaboração e uso pelas unidades escolares dos normativos e instrumentos de gestão necessários para a oferta da educação infantil de qualidade; e
IV - o fortalecimento do uso do Plano de Ações Articuladas - PAR e das ferramentas do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE como estratégias de gestão.
EIXO CURRÍCULOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
O eixo “ Currículo e Práticas Pedagógicas” tem como objetivo:
I - promover o fortalecimento da implementação dos currículos construídos à luz da Base Nacional Comum Curricular - BNCC na educação infantil, incluindo as habilidades socioemocionais,
II - disponibilizar estratégias e ferramentas às escolas, para ampliação da oferta de oportunidades de aprendizagem;
III – formação de professores, e
IV – promoção de estratégias para transição entres as etapas.