O ano de 2025 iniciou com novidades no ensino médio. As mudanças visam garantir o direito das juventudes à escolaridade na construção de equidade e justiça curricular. A Política Nacional de Ensino Médio vai tornar a etapa mais atrativa e equânime, ampliando e garantindo diferentes modalidades de oferta e reduzindo a evasão e retenção escolar. Com mais tempo para uma formação básica de qualidade e itinerários de aprofundamento nas áreas de maior interesse, o estudante poderá investir naquilo que escolheu para seu futuro.
O que mudou?
Mais tempo para a formação básica: os componentes curriculares de matemática, português, inglês, artes, educação física, matemática, biologia, física, química, filosofia, geografia, história e sociologia voltaram a ser obrigatórias e a carga horária total aumentou para 2.400 horas para os estudantes que ingressaram no 1º ano do ensino médio.
Itinerários formativos: o estudante poderá se aprofundar em uma área de estudo:
Linguagens e suas tecnologias
Matemática e suas tecnologias
Ciências da natureza e suas tecnologias
Ciências humanas e sociais aplicadas
Ensino profissional: se o estudante preferir cursar o ensino médio integrado a um curso técnico, parte das horas totais será dedicada aos conteúdos específicos do curso.
Outras mudanças
Aulas presenciais: deverão ser realizadas de forma presencial. Apenas em casos excepcionais o ensino poderá ser mediado por tecnologia, como para atender a escolas em áreas de difícil acesso.
Escolas noturnas: pelo menos uma escola noturna de ensino médio regular será mantida em cada cidade onde houver estudantes que não podem estudar durante o dia.
Vantagens
Maior carga horária para a formação básica.
Aprofundamento nas áreas do conhecimento de maior interesse do estudante.
Mais facilidades para cursar o ensino médio integrado a um curso técnico.
Preparação para o ensino superior e para o mercado de trabalho.
Resumo das mudanças
Para saber o que mudou no ensino médio (Lei nº 14.945/2024) em relação ao Novo Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017), que vigorou até o final de 2024, consulte o quadro abaixo:
| COMO ERA | COMO FICOU |
Carga horária obrigatória (ensino regular) | ||
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Componentes curriculares (anteriormente conhecidos como disciplinas obrigatórias) | ||
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Itinerários formativos compostos por disciplinas, projetos, oficinas e outras atividades optativas disponibilizadas aos estudantes, complementando as matérias obrigatórias e possibilitando aprofundamento em áreas específicas de interesse) | ||
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Ensino técnico | ||
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