Câmaras Setoriais
O Grupo de Trabalho Interinstitucional criado para a construção da Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (GTI/PNEPT) é composto por câmaras setoriais:
-
Câmara Setorial dos Itinerários Formativos, responsável por tratar das diretrizes da Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, além de indicativos sobre a expansão da oferta dessa modalidade educacional, a partir da análise do Plano Nacional de Educação (PNE), e proposições sobre a Educação Profissional e Tecnológica e as transformações do mundo do trabalho contemporâneo, com ênfase na formação no eixo de Comunicação e Informação;
-
Câmara Setorial do Observatório de demandas da Educação Profissional e Tecnológica, responsável por tratar de metodologias para identificar e atualizar a demanda por Educação Profissional e Tecnológica e a proposição de estudos e projetos inovadores que visem à articulação de cursos de Educação Profissional e Tecnológica às necessidades do mundo do trabalho;
-
Câmara Setorial de Diagnóstico, responsável pela elaboração de diagnóstico sobre a situação da Educação Profissional e Tecnológica no país contendo indicadores referentes a educação, trabalho e desenvolvimento, além da proposição de estudos e projetos inovadores que visem à articulação da oferta com cursos dessa modalidade às necessidades do mundo do trabalho;
-
Câmara Setorial de Avaliação e Indicadores, responsável pela elaboração de subsídios para a definição de metas, estratégias e ações a serem implementadas e dos respectivos indicadores e métricas para avaliação da Educação Profissional e Tecnológica, além da proposição de estudos para contribuir com a melhoria da coleta de dados dessa modalidade;
-
Câmara Setorial de Articulação e Intersetorialidade das Redes de Educação Profissional e Tecnológica, responsável pela elaboração de metodologias de articulação entre as instituições formadoras, o setor produtivo e os órgãos públicos responsáveis pela Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, além da proposição de instância tripartite de governança da Política Nacional e de suas ações, com representação paritária dos gestores da educação, das instituições formadoras e do setor produtivo.