Como Funciona
A Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq) está organizada em sete eixos:
Eixo 1 | Governança: estrutura da política na versão universal e focalizada
- Construção de uma rede de governança e coordenação federativa para apoiar as redes de ensino em relação às capacidades institucionais voltadas à educação para as relações étnico-raciais (Erer) e à educação escolar quilombola (EEQ);
- Investimento de R$ 55 milhões em escolas, por meio da instituição das modalidades PDDE/Erer e PDDE/EEQ do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); e
- Instituição do Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais, de reconhecimento e valorização das redes de ensino que avançarem na implementação de ações de pedagogia e de gestão antirracistas.
Eixo 2 | Diagnóstico e monitoramento da implementação da Lei nº 10.639/2003
- Realização do Diagnóstico de Equidade Étnico-Racial em 100% das redes estaduais e municipais de ensino; e
- Criação de indicadores e escala para monitoramento do avanço da implementação da Erer.
Eixo 3 | Formação de gestores escolares e professores em educação básica para as relações étnico-raciais
- Formação para profissionais de educação das escolas e das secretarias de educação;
- Oferta de programas de formação para professores e estudantes;
- Parfor Equidade Quilombola e Racial, referente ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor);
- Pibid Equidade Quilombola e Racial, relativo ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid); e
- Rede PET de Educação Antirracista e Rede PET Encontro de Saberes/Educação Escolar Quilombola, no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET).
Apenas 1,5% dos gestores e 0,9% dos docentes no Brasil têm formação de 80h em Erer e cultura afro-brasileira.
Fonte: Censo Escolar 2020 – Inep/MEC | Divulgação: Plataforma QEdu | Elaboração: Secadi/MEC
Eixo 4 | Material didático e literário
- Criação de comissão de especialistas para análise de edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD); e
- Produção de cadernos pedagógicos e guia informativo destinados à implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ) e produção audiovisual.
Eixo 5 | Protocolos de prevenção e resposta ao racismo no ambiente educacional
- Publicação de editais para produção de cinco protocolos de prevenção e resposta ao racismo em instituições de ensino de educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais e finais), ensino médio e educação superior.
Eixo 6 | Afirmação das trajetórias negras e quilombolas
Valorização da trajetória de estudantes e professores de escolas quilombolas, com ações como:
- Criação do Programa Nacional de Educação Escolar Quilombola (Escola Quilombo);
- Criação da Rede Nacional de Educação Escolar Quilombola;
- Ampliação e garantia da presença de quilombolas nas universidades por meio das bolsas do Programa de Bolsa Permanência (PBP);
- Realização de ações emergenciais intersetoriais em diversas regiões, como Alcântara (MA), Ilha de Marambaia (RJ), Rio dos Macacos (BA), Marajó (PA) e Kalunga (GO); e
- Apoio aos cursos de educação patrimonial para quilombolas com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Fortalecimento das escolas quilombolas, por meio de programas como:
- Pacto pela Retomada de Obras Educacionais Básicas;
- Novo PAC Seleções: Escolas e Creches — relativo ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC);
- Acompanhamento do Grupo de Trabalho Alimentação Escolar, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), para melhoria da alimentação nas escolas;
- Implementação da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, para atingir 100% das escolas quilombolas; e
- Novos fatores de ponderação para a educação escolar quilombola no PDDE Básico e no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Eixo 7 | Difusão de saberes
Compartilhamento e disseminação de conhecimento, por meio de ações como:
- Envio dos kits "A Cor da Cultura" para todas as escolas até 2026;
- Envio dos Indicadores da Qualidade na Educação: Relações Raciais na Escola para todas as escolas até 2026;
- Envio do mapa Censo Quilombola às escolas;
- Distribuição do Informativo Censo Quilombola com Educa-IBGE nas redes de ensino;
- Produção da Enciclopédia de Autores e Autoras Negras; e
- Criação do programa Educação Antirracista em Diálogo, no Canal Educação.