Legislação e Atos Normativos
2023
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Decreto n.º 11.370, de 1º de janeiro de 2023: revoga o Decreto n.º 10.502, de 30 de setembro de 2020, que institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida
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Decreto n.º 11.342, de 1º de janeiro de 2023: aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Educação e remaneja cargos em comissão e funções de confiança e recria a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão e recria a Diretoria de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (DIPEPI/SECADI)
2019
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Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019: define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação)
2018
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Lei n.º 13.652, de 13 de abril de 2018: institui o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo
2017
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Portaria normativa n.º 20, de 21 de dezembro de 2017: dispõe sobre os procedimentos e o padrão decisório dos processos de credenciamento, recredenciamento, autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores
2016
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Decreto n.º 8.752, de 9 de maio de 2016: dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica
2015
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Lei n.º 13.146/2015: institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)
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Declaração de Incheon: Brasil se compromete com uma agenda conjunta por uma Educação de qualidade e inclusiva
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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: traça 17 objetivos que devem ser implementados até 2030, entre eles, assegurar a Educação Inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
2011
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Decreto n.º 7.611: revoga o decreto Nº 6.571 de 2008 e estabelece novas diretrizes para o dever do Estado com a Educação das pessoas público-alvo da Educação Especial. Entre elas, determina que sistema educacional seja inclusivo em todos os níveis, que o aprendizado seja ao longo de toda a vida, e impede a exclusão do sistema educacional geral sob alegação de deficiência. Também determina que o Ensino Fundamental seja gratuito e compulsório, asseguradas adaptações razoáveis de acordo com as necessidades individuais, que sejam adotadas medidas de apoio individualizadas e efetivas, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social, de acordo com a meta de inclusão plena, e diz que a oferta de Educação Especial deve se dar preferencialmente na rede regular de ensino
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Lei nº 12.764: institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista
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Plano Nacional de Educação (PNE): define como meta a universalização, para a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados”
2009
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Decreto n.º 6.949, de 25 de agosto de 2009: promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007
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Resolução n.º 4, de 2 de outubro de 2009: institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial
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Resolução n.º 4 CNE/CEB: orienta o estabelecimento do atendimento educacional especializado (AEE) na Educação Básica
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Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: defende que os países são responsáveis por garantir um sistema de Educação Inclusiva em todos as etapas de ensino
2008
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Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
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Decreto n.º 6.571: dispõe sobre o atendimento educacional especializado (AEE) na Educação Básica
2002
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Lei n.º 10.436/2002: dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e dá outras providências
2001
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Declaração internacional de Montreal sobre inclusão
1999
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Convenção da Guatemala | Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência
1996
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Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional
1994
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Lei n.º 10.098/1994: estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências
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Declaração de Salamanca: trata de princípios, políticas e práticas das necessidades educativas especiais, e dá orientações para ações em níveis regionais, nacionais e internacionais sobre a estrutura de ação em Educação Especial
1990
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Lei n.º 8069/90: Estatuto da Criança e do Adolescente
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Declaração Mundial de Educação para Todos: define as necessidades básicas de aprendizagem das pessoas portadoras de deficiências requerem atenção especial
1988
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Constituição Federal de 1988