Histórico do projeto
Os projetos ForPDI e ForRisco iniciaram por intermédio do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad) com apoio da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Universidade Federal e Lavras (UFLA) e Universidade de Brasília (UnB).
A experiência bem-sucedida de uma solução aberta para a gestão de planos estratégicos, como o ForPDI, motivou o desenvolvimento de novos métodos e tecnologias agregadas, o que culminou na construção do Sistema For para governança pública. Esse sistema foi pensado e construído por uma equipe de professores, pesquisadores e especialistas em gestão estratégica, inovação e gestão de riscos para fomentar o aperfeiçoamento dos métodos, processos e softwares de planejamento e gestão nas organizações.
No final de 2020, foi firmada uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) com o objetivo de disponibilizar a Plataforma For em ambiente de computação em nuvem, com a capacidade necessária para suportar a utilização pelas instituições da Rede Federal de Educação. Dessa forma, por meio dos serviços em nuvem, o MEC possibilitará a sustentação e evolução dos sistemas ForPDI e ForRisco, a partir da necessidade e usabilidade exigida pelas instituições da Rede Federal de Educação.