Estudantes, com ajuda dos professores, durante o processo de construção de seus projetos de vida, poderão definir seus percursos formativos, conforme seus interesses e necessidades.
A oferta de diferentes itinerários formativos no Novo Ensino Médio possibilitará a escolha das trilhas de aprofundamento e eletivas pelos estudantes, ampliando seus conhecimentos em uma das áreas como Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza ou Ciências Humanas e Sociais; ou ainda, em uma formação técnica e profissional que poderá ser ofertada pela escola.
Mesmos direitos de aprendizagem para todos os estudantes brasileiros.
Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio os novos referenciais curriculares elaborados nas 27 UF, assim como a formação de professores, os recursos e materiais didáticos e as matrizes das avaliações do SAEB e do ENEM, estarão alinhados às competências e habilidades estabelecidas para cada uma das áreas de conhecimento na BNCC, possibilitando uma formação sólida a todos os estudantes.
Mais horas de estudo em todas as escolas brasileiras e mais matrículas em tempo integral.
O Novo Ensino Médio amplia a carga horária mínima de 2.400 para 3.000 horas. Isso significa mais tempo de ensino para professores e estudantes. Além disso, o governo vem investindo recursos para a ampliação das matrículas em tempo integral.
Mais tempo para aprender o essencial e para se aprofundar nos conhecimentos que lhe interessam No Novo Ensino Médio a carga-horária será ampliada de 2400 para 3000 horas. Desse total, pelo menos 1200 horas serão destinadas aos itinerários formativos, podendo percorrer uma ou mais trilhas de aprendizagem/aprofundamento relacionadas às áreas de conhecimento (linguagens, matemática, ciências humanas e sociais e ciências da natureza) ou à formação técnica e profissional. | Desenvolvimento de seu projeto de vida No Novo Ensino Médio os professores contribuirão para a construção do projeto de vida dos estudantes. Ou seja, você terá tempo e espaço para refletir sobre suas possibilidades de estudo e realizar escolhas responsáveis, coerentes com aquilo que deseja. Além disso, terá apoio para escolher os caminhos que seguirá ao longo do ensino médio e no seu futuro pessoal e profissional. | Menos aulas expositivas. Mais projetos, oficinas, cursos, e atividades práticas e significativas A BNCC está organizada por áreas do conhecimento e não disciplinas. Você continuará aprendendo conhecimentos de todas as disciplinas, pois elas estão contempladas nas habilidades e competências da BNCC. Contudo, a organização por áreas estimula professores a trabalharem por meio de projetos, oficinas e atividades que tragam conhecimentos de diferentes áreas e não apenas de forma disciplinar, com aulas expositivas e sem a participação ativa dos estudantes. |
Conhecimentos de todas as disciplinas estão na BNCC No Novo Ensino Médio, os conhecimentos de todos os componentes estão contemplados na BNCC. Isso significa que os currículos de todas as redes deverão contemplar as aprendizagens relacionadas à Língua | Ampliação da carga horária mínima em todas as escolas brasileiras As escolas que ofertam ensino médio terão a carga horária mínima ampliada de 2400 horas para 3000 horas. Ou seja, mais oportunidades para que você desenvolva com os estudantes as aprendizagens definidas nos currículos. | Aprofundamento conforme o interesse dos estudantes e maior possibilidade de reagrupamentos de acordo com a necessidade pedagógica Agora, você poderá trabalhar parte da carga horária conforme o interesse dos estudantes e de acordo com as necessidades pedagógica diagnosticada. A BNCC garante as aprendizagens essenciais a todos os jovens e os itinerários formativos possibilitam que os professores trabalhem de modo articulado, considerando o contexto no qual a escola está inserida e os anseios e as aspirações dos estudantes. |
Ampliação da carga horária e readequação curricular As escolas de ensino médio terão a carga horária mínima ampliada de 2.400 horas para 3.000 horas e a nova organização curricular passa a ser composta por dois blocos indissociáveis. As aprendizagens essenciais, comuns a todos os jovens e previstas na BNCC, devem ser distribuídas em, no máximo, 1.800h e os itinerários formativos devem ocupar, no mínimo, 1.200 horas, ofertando possibilidades de escolha para os jovens conforme seus interesses e necessidades. | Possibilidade de articular parcerias com outras escolas e instituições de ensino de sua região As escolas, em parceria com as respectivas secretarias de educação, poderão articular parcerias com instituições de ensino de sua região para garantir diferentes possibilidades de oferta de itinerários aos estudantes. Isso significa que sua escola poderá contar com apoio de Institutos Federais (IFs), universidades estaduais e federais, além da integração com o setor produtivo. | Apoio do MEC para implementação do NEM
|
INFORMAÇÕES
REDES SOCIAIS
Vídeos
Diversas ações de apoio à implementação do Novo Ensino Médio estão sendo realizadas pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, por meio de dois programas e um projeto, são eles:
1. Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio
2. Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI)
3. Acordo de Empréstimo nº 8812-BR e 8813-BR
4. Programa Itinerários Formativos
SAIBA MAIS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO
CONTATO
Endereço: Esplanada dos Ministérios Bloco E Bloco L, Brasília - DF, 70297-400
(Anexo II do Ministério da Educação, 3° andar, Sala 311)
📧 E-mail: cogem@mec.gov.br
📞 Telefone: (61) 2022 8305