Sobre
O Painel de Museus da Rede Federal de Educação é fruto da necessidade de identificação e caracterização desses espaços e que apresenta mapeamento realizado pelo MEC e Instituições Federais de Educação Superior, sistematizando um cadastro vasto de museus. Cabe ressaltar que esse cadastro é contínuo, sendo que haverá ação periódica de atualização dessas informações.
O processo de identificação desses espaços começou em 2020, em atendimento ao Acórdão nº 1.243/2019 – TCU Plenário, referente ao levantamento que teve por objetivo verificar as condições de segurança de patrimônio dos museus sob a responsabilidade de órgãos ou entidades federais – além de identificar os principais riscos e oportunidades de melhoria na gestão patrimonial e orçamentária desses equipamentos públicos. Nesse período, foi instituído Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), cuja composição contou com a participação do Ministério da Educação (MEC). No contexto das discussões do citado GTI, o MEC elaborou Plano de Ação de Museus com o intuito de implementar mecanismos de supervisão, coordenação e orientação dos museus federais.
O painel é resultado das atividades realizadas pela Comissão Técnica, Permanente e Multidisciplinar, instituída no âmbito do MEC, com os articuladores dessa ação sendo da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e demais representantes da Secretaria-Executiva (SE), das Instituições Federais de Educação Superior (IFES), e dos Institutos Federais de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica. A finalidade é subsidiar a discussão, a elaboração e a apresentação de ações e estratégias para o acompanhamento desses espaços museais.
A iniciativa busca, assim, fortalecer a gestão e governança dessa esfera vinculada ao MEC e sob a responsabilidade das universidades federais, dos institutos federais, do Colégio Pedro II e da Fundaj.
Legislação, portarias, ou informações relevantes:
- Acórdão 124/319 - Plenário
Processo: 041.083/2018-0
Sessão: 29/5/2019
- Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009.
Instituiu o Estatuto dos Museus.
- Lei nº 11.906, de 20 de janeiro de 2009
Cria o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
- Acórdão nº 1.243/2019 – TCU Plenário.
- Portaria nº 1.056 MEC, de 27 de dezembro de 2021.
Institui a Comissão Técnica Permanente e Multidisciplinar, com a finalidade de subsidiar a discussão, a elaboração e a apresentação de ações e estratégias para o acompanhamento dos museus federais vinculados ao Ministério da Educação (MEC).
- Portaria nº 667, de 18 de julho de 2024.
Designa os membros para compor a Comissão Técnica Permanente e Multidisciplinar de que trata a Portaria MEC nº 1.056, de 27 de dezembro de 2021.
Telefone: (61) 2022-8234 (CGPP/DIFES/SESu/MEC)
E-mail:
cgpp.difes-sesu@mec.gov.br
difes-sesu@mec.gov.br
ddr.setec@mec.gov.br