Proposta Metodológica
Proposta Metodológica de Implementação do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares
O que é?
Partindo da premissa de que diretores escolares possam encontrar soluções para os desafios de forma colaborativa e no intuito de atuar como instrumento de formação continuada na composição de mentores, esta proposta tem sua relevância e pode contribuir para o aprimoramento da gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas, melhorar os processos de gestão escolar, bem como os resultados educacionais da Educação Básica.
Com o intuito de incentivar a aprendizagem colaborativa entre os diretores escolares, propõe-se que as Secretarias de Educação, enquanto protagonistas no processo de formação continuada de diretores escolares, definam um cronograma para que um grupo de diretores escolares realizem o curso no mesmo período, possibilitando a realização de encontros presenciais de formação ao final de cada uma das 10 salas do Curso. Dessa forma é importante que os diretores escolares se inscrevam no Curso no mesmo período e o iniciem conforme o cronograma elaborado pela Secretaria de Educação.
Considerando que o Curso já está aberto no AVAMEC, caso optem por iniciá-lo somente em 2023, as Secretarias de Educação devem definir qual será a data de início no próximo ano.
Nesse sentido, no que se refere ao Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares no AVAMEC, cada Secretaria de Educação está livre para propor e seguir o cronograma a ser por ela elaborado e, portanto, podem optar por sugerir a seus diretores quanto a data de início do curso.
Proposta Metodológica
Como forma de contribuição, destacamos algumas etapas importantes a serem seguidas pelas Secretarias de Educação nessa proposta de aprendizagem colaborativa durante a realização do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares. São elas:
- PASSO 1
A Secretaria de Educação deve elaborar a proposta de cronograma de realização do Curso no AVAMEC, planejando um período para os estudos de cada sala (módulo) do Curso e, também, a data de um encontro presencial ao final de cada sala (módulo). Isso fará com que os diretores escolares possam se planejar para realizar em um mesmo período os estudos do conteúdo de cada uma das salas do Curso no AVAMEC e, ainda, planejar-se para participarem do encontro presencial de cada uma das 10 salas (módulos) do Curso.
OBS: Sugere-se que o número máximo de diretores escolares que participarão dos encontros presenciais não seja superior a 40, devido as atividades a serem realizadas. Sendo assim, é importante que a secretaria organize “grupos” de diretores que farão o curso simultaneamente.
- PASSO 2
Reunir com os diretores para apresentar a proposta de realização do Curso Autoinstrucional de Mentoria de Diretores Escolares juntos, e apresentar as seguintes informações:
- Cronograma de início e fim do Curso;
- Prazos para realização de cada sala (módulo);
- Período de matrícula no curso no AVAMEC;
- Datas previstas para os encontros presenciais;
- PASSO 3
Apresentar a proposta metodológica para implementação do Curso Autoinstrucional de Mentoria de Diretores Escolares, na qual são definidos os prazos para os estudos de cada uma das salas (módulos) do Curso, bem como as datas dos encontros presenciais, que devem ocorrer sempre após o término de cada uma das salas (módulos) do Curso, conforme fluxograma abaixo:
Proposta Metodológica para implementação do Curso de Mentoria de Diretores Escolares
- PASSO 4
Inscrição dos Diretores Escolares no Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares na Plataforma AVAMEC, conforme período definido pela Secretaria de Educação. Para acessar o passo-a-passo da inscrição no AVAMEC, clique aqui.
- PASSO 5
Diretores Escolares iniciam o estudo do conteúdo da Sala 1. Informar data limite para finalização do estudo do conteúdo da Sala 1 e a necessidade de realização da Atividade Avaliativa.
- PASSO 6
Realizar o Encontro presencial para debater sobre a temática da Sala 1 – “Mentoria de Diretores: escuta ativa e a cultura colaborativa”.
- PASSO 7
Diretores Escolares iniciam o estudo do conteúdo da Sala 2. Informar data limite para finalização do estudo do conteúdo da Sala 2 e a necessidade de realização da Atividade Avaliativa.
- PASSO 8
Realizar o Encontro presencial para debater sobre a temática da Sala 1 – “Bases técnicas e teóricas na mentoria de diretores”.
ATENÇÃO!
Os próximos módulos devem seguir esse mesmo procedimento até a Sala 10.
- PASSO 9
Encontro presencial final e término do Curso.
- PASSO 10
Reorganização da Secretaria de educação para início de novo Ciclo de participantes e cronograma para o novo grupo de diretores escolares participantes.
Materiais Disponíveis
Com o objetivo de subsidiar as Secretarias de Educação na realização dos encontros presenciais seguindo essa proposta metodológica de realização do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares de forma colaborativa, disponibilizamos o GUIA DE ATIVIDADES PARA ENCONTROS PRESENCIAIS. Faça o download do Guia de Atividades para Encontros Presenciais clicando aqui .