PROGRAMA MENTORIA DE DIRETORES ESCOLARES
O Programa Mentoria de Diretores Escolares busca formar o diretor escolar para execução de suas múltiplas funções, com foco em situações práticas do seu cotidiano da escola, e para realizar mentoria, com possibilidades de realizar boa comunicação entre seus pares, compartilhar experiências e conhecimentos do dia a dia, avaliando todo o processo.
Trata-se de uma proposta que resulta no desenvolvimento de uma formação continuada para diretores escolares e representantes (técnicos) da Secretaria de Educação. A interação entre diretores escolares da mesma rede administrativa pode estabelecer laços de confiança e, de forma prática e assertiva, prestar apoio, receber contribuições e possibilitar trocas de saberes.
É importante que a comunicação entre os profissionais da educação ocorra de forma eficiente, por isso faz-se necessário que aconteça de forma sistemática, com base em situações de desafios que os diretores escolares enfrentam, conforme suas práticas cotidianas. Ações voltadas para a formação continuada dos diretores escolares suscitam recorrentemente um dilema epistemológico: como vincular teoria e prática? Vale salientar que a prática não significa uma simples aplicação da teoria. Ao contrário, ela envolve embates e conflitos, concedendo a estes um sentido emancipatório e de compreensão de mundo bastante específicos. A relação teoria e prática permite elucidar novos mecanismos de ação, revelando como determinadas tendências amenizam os obstáculos que impossibilitam e impedem algumas mudanças, trazendo à tona novas formas de atuação com potencial de superação de tais obstáculos, vislumbrando a tensão entre teoria e prática e o exercício de ação-reflexão-ação.
A ênfase da Mentoria de Diretores Escolares ocorre no compartilhamento do conjunto de conhecimentos e vivências destes profissionais da educação, de suas contribuições para o enfrentamento das problemáticas que exigem uma tomada de decisão, construindo assim novas soluções coletivas em prol da melhoria da escola. São utilizadas estratégias sistematizadas de partilha e problematização de contextos que permitem que esses diretores escolares reflitam sobre seus desafios de forma mais colaborativa, potencializando os avanços pedagógicos e minimizando os problemas inerentes ao cotidiano das instituições nas quais atuam. Busca-se, assim, o estabelecimento de um processo de colaboração, com o objetivo de incentivar a democratização da gestão escolar, instaurando uma cultura colaborativa e participativa nas escolas, a partir da troca e compartilhamento de experiências e saberes.
Esses saberes e aprendizados dos diretores são compreendidos a partir da elucidação e enunciação de cada um sobre o processo de formação, por isso são eles quem irão explicitar quais os saberes foram, ou não, apreendidos ao longo sua carreira profissional, evidenciando quais experiências e relações foram mais ou menos eficazes. Tais aprendizados vão além da mera socialização de práticas, com vistas à sua replicação, especialmente porque isso seria inviável em função das especificidades de condições, estruturas e conhecimentos disponíveis de cada contexto escolar. A proposta dessa metodologia é proporcionar uma experiência de interação com o objetivo de promover a ressignificação e a transformação dos contextos vivenciados, a partir de uma experiência pessoal e intransferível.
O Programa tem por finalidade:
I – Criar espaços institucionalizados para fomentar a troca de experiências e conhecimentos entre diretores escolares, com intenção de contribuir para a melhoria das práticas da gestão.
II - Refletir sobre a melhoria da qualidade do Projeto Político Pedagógico da escola, propiciando a continuidade de ações estratégicas em caso de descontinuidade da gestão escolar