Competências e Formação
Desenvolvimento das competências digitais das(os) profissionais da Educação Básica, promovendo práticas pedagógicas inovadoras.
A formação de professores para o uso de tecnologias digitais na educação representa um desafio para as redes de ensino no Brasil e integra as dimensões necessárias para uma política de inovação e tecnologia na educação. Nos processos de ensino e de aprendizagem, os professores devem articular a tecnologia a conteúdos, competências e habilidades curriculares. Por isso, é fundamental que estejam conectados às possibilidades de incorporação da tecnologia nesses processos e preparados para utilizá-la e adaptá-la à sua prática docente.
O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica, publica este Referencial de Saberes Digitais Docentes para o uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a fim de contribuir para a realização dos objetivos da: Política de Inovação Educação Conectada (Lei nº 14.180/2021) e da Política Nacional de Educação Digital (Lei nº 14.533/2023), bem como para:
- atender os objetivos da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Decreto nº 11.713/2023);
- criar condições para apoiar as secretarias no planejamento de formação continuada;
- favorecer o autodesenvolvimento dos professores, estimulando a reflexão sobre sua didática enquanto sujeitos atuantes, conforme as necessidades de seu contexto social e educacional.
Conheça o Referencial de Saberes Digitais Docentes aqui .
Ferramenta de autodiagnóstico no AVAMEC
Trata-se de um questionário on-line autodeclaratório que ajuda professores da educação básica a identificar seus saberes digitais para o uso de tecnologias digitais na prática pedagógica. A ferramenta é destinada a professores do ensino fundamental e ensino médio, e apoia educadores na integração de tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas. O intuito é permitir que professores identifiquem seus pontos fortes e áreas de desenvolvimento.
Os docentes interessados em realizar uma autorreflexão sobre seu autodesenvolvimento em relação aos saberes digitais docentes tem à sua disposição uma ferramenta de autodiagnóstico no AVAMEC. Acesse aqui.
Cursos no AVAMEC
Para apoiar com a formação continuada de professores e demais profissionais da educação na implementação do currículo de educação digital na educação básica, bem como para o para o desenvolvimento dos saberes digitais docentes, o MEC tem concentrado esforços na ampliação da oferta de cursos no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec).
Confira os cursos com vagas disponíveis atualmente:
- A importância de Analisar a Qualidade da Internet
- Aplicações do Pensamento Computacional para os Anos Finais do Ensino Fundamental
- Aplicações do Pensamento Computacional para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Atividades complementares de educação midiática
- A infraestrutura tecnológica como potencial pedagógico para promoção de ecossistemas de inovação
- Cidadão Digital
- Curso de Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia
- Educação Midiática na Prática
- Educação midiática para adolescentes e jovens - Cidadão Digital
- Educando para boas escolhas online
- Fake Dói: verificação de conteúdo na internet com técnicas abertas (OSINT)
- Formação para Articuladores do Programa de Inovação Educação Conectada
- Guia sobre Proteção de Crianças e Adolescentes no Uso de Tecnologias Digitais nas Escolas
- Gestão de Projetos e Estratégias Educacionais em Espaços Makers
- Inovação pedagógica nas relações de ensino e aprendizagem das escolas de educação básica
- Introdução ao Pensamento Computacional
- O potencial do uso de tecnologias digitais na formação de crianças e jovens para promoção da inovação
- O papel da secretaria de educação na disseminação da cultura da inovação
- Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula
- Tecnologias Digitais: ferramentas para criatividade e aprendizagem
- Uso de Recursos Educacionais Digitais