Contexto
Publicado em
11/05/2023 15h04
Atualizado em
13/09/2024 11h56
O governo federal priorizou a educação em tempo integral considerando:
- Baixa centralidade do Plano Nacional de Educação (PNE) nas políticas e nos programas dos últimos anos.
- Ausência de plano de ação estratégico para criação e/ou aceleração de programas que viabilizem o alcance da Meta 6 do Plano Nacional de Educação.
- Aumento da vulnerabilidade social nas infâncias e adolescências brasileiras: estudos demonstram que, com a pandemia de covid-19, o aumento da pobreza impactou o dobro de crianças e adolescentes em comparação a adultos. As crianças não brancas e moradoras das Regiões Norte e Nordeste foram as mais afetadas pela pobreza monetária.
- Efeitos negativos da pandemia de covid-19 sobre o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes: diversos estudos apontam para o aumento do fenômeno da pobreza de aprendizagem, o aumento do abandono e da evasão escolar, além da acentuação de desigualdades educativas entre estudantes brancos e negros, com e sem deficiência, bem como entre estudantes de comunidades e povos tradicionais e os de áreas urbanas.
- Acirramento das desigualdades sociais.