Como Funciona
O Programa Escola em Tempo Integral está estruturado em seis eixos, determinados com base em avaliações, escutas e diálogos com redes de ensino, pesquisadores do campo, fóruns de Conselhos de Educação, organizações da sociedade civil, bem como na revisão de estudos e pesquisas já realizados sobre programas nacionais ou subnacionais de ampliação da jornada escolar. Os eixos são:
Eixo 1
Ampliar
Para a ampliação das matrículas de tempo integral, é necessária uma gestão comprometida com o diagnóstico e o planejamento da rede, visando à distribuição eficiente e equitativa. A infraestrutura escolar é apenas um dos elementos que apoiam a tomada de decisão assertiva em relação à distribuição das matrículas. Para tanto, faz-se necessário melhorar as condições dos espaços escolares. Assim, estão previstas as seguintes ações para todo o ciclo do Escola em Tempo Integral:
-
Programa de formação continuada para os quadros técnicos das secretarias de educação, no âmbito da gestão pública para a educação integral em tempo integral, com qualidade, eficiência e equidade.
- Publicação de coleção com documentos orientadores para as equipes técnicas das secretarias de educação, com vistas a apoiar os entes federativos no planejamento da eficiência e equidade na alocação das matrículas.
Eixo 2
Formar
Formar lideranças da gestão pública, equipes técnicas e profissionais da educação atuantes na escola é um dos elementos-chave para ampliar a jornada escolar e assegurar qualidade em sua oferta. Assim, é preciso um amplo e participativo processo de atualização de orientações curriculares para o fortalecimento do currículo de educação integral, considerando, além do tempo; os espaços escolares; materiais; sujeitos; saberes; e territórios no entorno da escola. Nesse sentido, são previstas as seguintes ações para todo o ciclo do Escola em Tempo Integral:
- Ações e programas de formação continuada e de fomento ao desenvolvimento profissional de educadores com ênfase na gestão e em práticas pedagógicas para a educação integral em tempo integral.
- Elaboração de documento nacional com princípios e orientações para a educação integral em tempo integral por etapa e modalidades da educação básica.
Eixo 3
Fomentar
É fundamental estimular novos projetos inovadores, documentá-los e disseminá-los entre as comunidades escolares e a sociedade. Como ferramentas, os materiais pedagógicos são importantes instrumentos de mediação para bebês, crianças e adolescentes no processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes. Tais materiais possibilitam a estudantes a ampliação dos meios de compreender, participar e se expressar e devem compor a ambiência escolar a partir de critérios de diversidade, acessibilidade, sustentabilidade e apreço aos direitos humanos. Assim, as seguintes ações estão previstas para todo o ciclo do Programa:
- Oferta de materiais didáticos, pedagógicos e recursos, nos limites da disponibilidade orçamentária e financeira, para apoiar a melhoria das práticas de gestão e educação.
- Registro, reconhecimento e disseminação da formulação e implantação das políticas de educação integral em tempo integral desenvolvidas nas escolas e secretarias de educação.
- Realização de mostras locais, estaduais e nacionais de educação integral em tempo integral.
- Financiamento de pesquisas com foco na análise e sistematização das experiências de inovação na gestão pública e dos projetos pedagógicos na educação integral em tempo integral.
Eixo 4
Estruturar
Assistência técnica e financeira aos entes federados destinada à qualificação da infraestrutura escolar para a educação integral em tempo integral. Fazem parte do Eixo:
- Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
- Plano de Ações Articuladas (PAR).
- PAR-Portfólio: para construção ou finalização de novas unidades escolares, que contemplem o atendimento em tempo integral, com projetos próprios dos entes federados.
Eixo 5
Entrelaçar
Para alcançar o pleno desenvolvimento, a formação para a cidadania e o mundo do trabalho, é preciso reativar a articulação interministerial da educação com os campos da saúde; da assistência social; da cultura; dos esportes e do meio ambiente. Tais articulações acolhem, identificam e encaminham situações de vulnerabilidade social, violências e violações nas infâncias e adolescências, bem como intervêm de maneira colaborativa para a promoção do desenvolvimento integral. Assim, as seguintes ações estão previstas para todo o ciclo do Programa:
- Construção de documentos de referência para a orientação e o fortalecimento da articulação intersetorial e do trabalho em rede no território.
- Desenvolvimento de ferramentas de gestão que permitam a integração de informações; o planejamento de ações intersetoriais; e o uso dos diversos equipamentos sociais presentes no território da Política de Educação Integral em Tempo Integral.
- Formação dos profissionais da educação na perspectiva da articulação intersetorial e do trabalho em rede nos territórios.
- Registro, reconhecimento e disseminação das práticas inovadoras na articulação intersetorial e de trabalho em rede desenvolvidas pelas escolas e pelas secretarias de educação.
- Participação social de diferentes grupos sociais na formulação e no aprimoramento de arranjos intersetoriais, no âmbito das modalidades especiais — educação profissional e tecnológica de nível médio; educação do campo; educação escolar indígena; educação escolar quilombola; educação especial; e educação bilíngue de surdos.
Eixo 6
Acompanhar
É importante garantir processos de acompanhamento e avaliação permanente do Programa para que sejam definidas ou redefinidas prioridades e, ainda, estratégias para a melhoria dos indicadores de desenvolvimento integral e aprendizagem de bebês, crianças e adolescentes em matrículas de tempo integral. Desse modo, são previstas as seguintes ações para todo o ciclo do programa:
- Sistema de monitoramento e avaliação anual da eficácia quantitativa, qualitativa e participativa do Programa Escola em Tempo Integral.
- Desenvolvimento da Avaliação Institucional Participativa da educação integral em tempo integral, com: definição dos indicadores de referência para a avaliação; e disponibilização dos materiais orientadores para a realização da avaliação nas secretarias de educação e nas unidades educacionais.
Comitê Nacional do Programa Escola em Tempo Integral (Conapeti)
O Comitê realiza a governança sistêmica dos esforços da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal na implementação das estratégias e ações relativas ao Programa Escola em Tempo Integral. Entre suas competências, estão:
- Monitorar a implementação do Programa.
- Subsidiar a elaboração dos parâmetros de qualidade para as condições de oferta do tempo integral e para a aprendizagem dos estudantes.
- Sistematizar dados e emissão de recomendações para a atuação do Ministério da Educação (MEC) na melhoria contínua do Programa.
O Conapeti é composto por representantes do MEC; da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed); da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme); do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede); do Conselho Nacional de Educação (CNE); e do Fórum Nacional de Educação (FNE).
Rede Nacional de Articuladores Territoriais da Educação Integral (Renapeti)
A Rede tem como competências assessorar tecnicamente a secretaria estadual, municipal ou distrital de educação no planejamento; na implementação; no monitoramento; e no aprimoramento contínuo da sua política de educação integral em tempo integral. Além disso, deve coletar, organizar e disponibilizar informações referentes à implementação em nível local, apoiando o MEC no monitoramento e na avaliação. Compõem a Renapeti coordenadores nacionais da Secretaria de Educação Básica (SEB); da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), sendo um para cada modalidade especial; e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), para a modalidade educação profissional e tecnológica no âmbito do ensino médio.
Também fazem parte da Renapeti 26 articuladores da educação integral em tempo integral do território estadual. Nestes casos, há um representante indicado por cada secretaria estadual de educação; um articulador da educação integral do território distrital, indicado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal; e 26 articuladores da educação integral em tempo integral, indicados pela Undime Estadual, responsáveis pela articulação e pelo apoio aos municípios de cada estado.
Monitoramento e avaliação
A coordenação estratégica das políticas, dos programas e das ações decorrentes do Compromisso compete ao MEC e pressupõe a capacidade de monitorar e avaliar sua implementação. Esta deve ser feita por meio de evidências diversas, seguras e confiáveis que possibilitem aos gestores do programa identificar êxitos e eventual necessidade de ajustes e redesenho das estratégias durante toda a sua efetuação.
O Programa Escola em Tempo Integral dispõe de um Plano de Monitoramento e Avaliação 2023-2026. Dentro das sistematizações planejadas, há boletins de monitoramento e balanços, que podem ser acessados pelos documentos abaixo.
Plano de Monitoramento, Avaliação do Programa Escola em Tempo Integral 2023-2026