Atividades nas Escolas
A primeira fase da escuta deve ocorrer na escola, com a mediação de professoras e professores, a fim de oferecer insumos diretos para a escola e para aede de ensino. Com o objetivo de apoiar essa dinâmica da escuta no ambiente escolar, construímos orientações detalhadas envolvendo especialistas, educadores, estudantes, escolas, redes municipais, distrital e estaduais de educação.
Orientação para as escolas
Material em PDF navegável, elaborado por especialistas e educadores para gestores escolares, com orientações práticas sobre como formar sua equipe docente e engajar a comunidade escolar para a implementação da Semana da Escuta.
Documento em formato de apresentação para ser utilizado em um momento coletivo com docentes da escola para orientá-los sobre a Semana da Escuta e os materiais disponíveis para sua realização.
Material em PDF navegável, elaborado por especialistas e professores para professores. Ele explica toda a iniciativa da Semana da Escuta das Adolescências e o papel fundamental de cada professor e professora para a construção de um ambiente de escuta e acolhimento escolar, que possibilite uma maior participação e desenvolvimento dos estudantes e de toda a escola.
Um guia prático de dinâmicas e reflexões para apoiar os professores a realizar um momento de escuta em sala. Há três sugestões principais de dinâmicas: roda de conversa, produção de cartas e a atividade perspectiva de estudante.
Um guia prático de dinâmicas e reflexões para apoiar os professores a realizar um momento de escuta em sala. Há quatro
sugestões principais de dinâmicas: roda de conversa, produção de cartas, a atividade perspectiva de estudante e o laboratório de
soluções.
Questionário a ser preenchido individualmente pelo estudante após o momento de atividades coletivas na escola. Para este momento, é importante a adoção de uma abordagem lúdica e participativa, de modo a estimular a reflexão e o envolvimento de todos.
Atividades de Escuta
Roteiro de atividades que podem ser desenvolvidas nas escolas, como facilitadoras de processos de escuta junto aos estudantes e professores: