Como Funciona
O Compromisso se inicia com o apoio do Ministério da Educação (MEC) às redes de ensino de forma organizada, planejando e implementando ações nos seguintes eixos:
Eixo 1
GESTÃO E GOVERNANÇA
FINALIDADE: garantir que 100% dos municípios e 100% dos estados elaborem e publiquem sua Política de Alfabetização Municipal, Territorial ou Distrital em até 90 dias após a adesão ao Compromisso.
Dentro do regime de colaboração interfederativo, cada um dos entes tem suas atribuições:
MEC
Oferecer bolsas para articuladores estaduais, regionais e municipais:
- 54 estaduais.
- 1.600 para regionais de ensino.
- 5.570 municipais.
- TOTAL = 7.224 bolsas.
- Elaborar as diretrizes e o Guia de Elaboração das Políticas.
- Realizar reuniões técnicas com articuladores e acompanhar o processo de implementação das políticas de alfabetização.
- Instituir e coordenar o Comitê Estratégico Nacional do Compromisso (Cenac) e a Rede Nacional de Articulação de Gestão e Formação (Renalfa).
Estados
- Elaborar Política de Alfabetização do Território Estadual, em articulação com os municípios.
- Apoiar os municípios na construção de sua Política Municipal de Alfabetização.
- Instituir o Comitê Estratégico Estadual do Compromisso (Ceec).
- Indicar os articuladores estaduais e regionais de gestão e de formação.
- Acompanhar a implementação da Política de Alfabetização do Território Estadual.
Municípios
- Participar da construção da Política de Alfabetização do Território Estadual.
- Elaborar sua Política Municipal de Alfabetização, em alinhamento com o estado e o Compromisso Nacional.
- Indicar o articulador municipal de gestão do Compromisso.
- Acompanhar a implementação da Política Municipal de Alfabetização.
Como funciona o Comitê Estratégico Nacional do Compromisso (Cenac)
O Cenac, instituído pelo Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023, é uma instância de governança responsável pela coordenação e pelo monitoramento das políticas, dos programas e das ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
O Comitê é composto por representantes do MEC, do Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais (Consec), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da Undime. As atribuições são aprovar planos de ação, monitorar a implementação das políticas de alfabetização e sistematizar dados para subsidiar decisões estratégicas. Essa composição multidisciplinar reflete o compromisso conjunto dos entes federativos na promoção da alfabetização e na melhoria da qualidade educacional no Brasil.
Confira aqui o nome dos membros do Cenac.
Eixo 2
FORMAÇÃO
FINALIDADE: garantir que 100% dos municípios e 100% dos estados implementem sua Política de Formação de Gestores Escolares e sua Política de Formação de Professores Alfabetizadores.
Dentro do regime de colaboração interfederativo, cada um dos entes tem suas atribuições:
MEC
- Elaborar diretrizes para os programas de formação.
- Disponibilizar a plataforma virtual Avamec Interativo.
- Avaliar e credenciar programas de formação.
- Disponibilizar assistência técnica e financeira.
Estados
- Elaborar a Política Territorial de Formação, contemplando seus profissionais e os profissionais das redes municipais.
- Pactuar com os municípios a formação de profissionais das redes municipais.
- Operacionalizar, de modo regionalizado, as ações de formação.
Municípios
- Aderir à Política Territorial de Formação.
OU
- Elaborar sua Política Municipal de Formação.
- Operacionalizar a formação em sua rede/sistema de ensino.
Eixo 3
INFRAESTRUTURA FÍSICA E PEDAGÓGICA
FINALIDADE: garantir que 100% dos municípios e 100% dos estados disponham de material didático complementar para a alfabetização, material pedagógico de apoio aos docentes da educação infantil e espaços de incentivo a práticas da leitura apropriados à faixa etária e ao contexto sociocultural, ao gênero e ao pertencimento étnico-racial dos educandos.
Dentro do regime de colaboração interfederativo, cada um dos entes tem suas atribuições:
MEC
- Elaborar as diretrizes e realizar o processo de avaliação e credenciamento de materiais de apoio elegíveis no Compromisso.
- Disponibilizar assistência técnica e financeira para que as redes possam dispor de materiais.
- Promover a instalação de espaços de incentivo a práticas da leitura por meio da assistência técnica e financeira do MEC.
Estados
- Realizar, em articulação com municípios, a escolha e indicação dos materiais didáticos complementares e pedagógicos para o território.
- Garantir a distribuição dos materiais nas unidades educacionais do território.
Municípios
- Aderir à seleção e à indicação dos materiais didáticos complementares e pedagógicos feitas no âmbito territorial.
OU
- Realizar a escolha e indicação dos materiais para sua rede.
- Garantir a distribuição nas unidades educacionais.
Eixo 4
RECONHECIMENTO DE BOAS PRÁTICAS
FINALIDADE: identificar, reconhecer, premiar e disseminar práticas pedagógicas e de gestão exitosas no campo da garantia do direito à alfabetização.
Dentro do regime de colaboração interfederativo, cada um dos entes tem suas atribuições:
MEC
- Elaborar diretrizes para identificar, reconhecer, premiar e disseminar práticas pedagógicas e de gestão exitosas no campo da garantia do direito à alfabetização.
- Reconhecer, premiar e disseminar práticas pedagógicas e de gestão no campo da garantia do direito à alfabetização desenvolvidas por secretarias municipais, distrital e estaduais de educação.
Estados
- Reconhecer, premiar e disseminar práticas pedagógicas e de gestão no campo da garantia do direito à alfabetização desenvolvidas por secretarias municipais de educação e escolas.
Municípios
- Reconhecer, premiar e disseminar práticas pedagógicas e de gestão no campo da garantia do direito à alfabetização desenvolvidas por escolas e por professores.
Eixo 5
SISTEMAS DE AVALIAÇÃO
FINALIDADE: promover a articulação entre os sistemas de avaliação educacional da educação básica, para a tomada de decisões de gestão, no âmbito da rede de ensino, da escola e do processo de ensino-aprendizagem e disponibilização de instrumentos diversificados de avaliação da aprendizagem dos educandos.
Dentro do regime de colaboração interfederativo, cada um dos entes tem suas atribuições:
MEC
- Construir parâmetros e métricas orientadores das escalas de avaliação.
- Executar o Saeb Alfabetização, referente ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
- Construir, com os estados, a parametrização das matrizes de avaliação nacional e estaduais.
- Oferecer avaliações diagnósticas e formativas de apoio ao professor e às redes de ensino.
Estados
- Alinhar a matriz de avaliação do sistema estadual aos parâmetros definidos pelo Inep.
- Executar a avaliação anual de alfabetização, envolvendo as redes municipais de ensino.
- Estabelecer a política de avaliação formativa da alfabetização, abrangendo redes municipais.
Municípios
- Aderir ao sistema estadual de avaliação da alfabetização.
OU
- Estabelecer sua própria política de avaliação formativa da alfabetização.
ADESÃO AO COMPROMISSO
A adesão voluntária implica a responsabilidade de melhorar a qualidade do processo e dos resultados de alfabetização, com atenção à redução das desigualdades de aprendizagem entre estudantes em sua esfera de competência.
A vinculação do município, do estado ou do Distrito Federal ao Compromisso ocorre mediante decisão do chefe do Executivo do ente federado ou de seu representante. O Termo de Adesão pode ser acessado pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). Acesse aqui o passo a passo.