Articuladores
Como funciona a Rede Nacional de Articulação de Gestão e Formação (Renalfa)
A Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), estabelecida pela Portaria nº 1.774/2023, é um componente fundamental do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, ao ampliar a capacidade institucional dos sistemas municipais e estaduais de ensino.
A nível nacional, a Renalfa é coordenada por representantes do Ministério da Educação (MEC), responsáveis por liderar e orientar as atividades de gestão e formação em todo o país. Confira aqui os nomes dos articuladores designados.
Nos estados e no Distrito Federal, os articuladores estaduais designados pelas secretarias estaduais de educação são encarregados de coordenar e implementar as políticas de alfabetização em âmbito estadual, em colaboração com os municípios.
Em nível regional, os articuladores regionais são indicados pelas unidades descentralizadas de gestão educacional dos sistemas estaduais/distrital de ensino. Eles têm a responsabilidade de articular as ações entre os municípios de sua região, garantindo a implementação eficaz das políticas territoriais de alfabetização.
Por fim, a nível municipal, os articuladores municipais são designados pelas secretarias municipais de educação. Eles são responsáveis por liderar as ações diretas nas escolas municipais, coordenando a formação contínua dos profissionais da educação, implementando políticas municipais de alfabetização e garantindo o acompanhamento e a avaliação dos processos educacionais locais.
Essa estrutura conta com mais de 7 mil articuladores (cinco nacionais, dois em cada estado, três em cada regional e um em cada município), permitindo uma coordenação eficiente e integrada das políticas educacionais de alfabetização em todo o país, a fim de promover a melhoria contínua da qualidade da alfabetização.