PREPARAÇÃO DA CONFERÊNCIA Trata-se de todo o processo de organização prévia como constituição da equipe básica, elaboração, edição do material pedagógico, articulação e mobilização dos atores que atuarão no processo (jovens facilitadores, representantes das SEDUC e outras instituições que farão parte da Comissão Organizadora Estaduais (COE). Nessa etapa se desenvolve também uma campanha de comunicação para que as escolas possam aderir e participar das etapas seguintes, conforme o “Passo a Passo para a VI CNIJMA na Escola”.
CONFERÊNCIA NA ESCOLA Inicia com o convite às 61.783 escolas dos anos finais do ensino fundamental para realização do processo. Esse convite provoca a escola a trabalhar a temática e a elaborar projetos de ação referentes à justiça climática. A conferência transforma a escola em um espaço de diálogo sobre a temática envolvendo a comunidade, valorizando cada vez mais o protagonismo infantojuvenil. A partir do documento-base – “Passo a Passo para a VI CNIJMA na Escola” – cada instituição deve: a) elaborar um projeto de ação com base na temática; b) criar uma peça de educomunicação que traduza o projeto coletivo; c) eleger um delegado ou delegada e suplente (entre 11 e 14 anos); d) cadastrar a escola no site da VI CNIJMA, confirmando sua adesão.
CONFERÊNCIA MUNICIPAL/REGIONAL Após a realização das conferências nas escolas, as Comissões Organizadoras Estaduais (COE) poderão promover Conferências Municipais e Regionais. O objetivo desses encontros é reunir os delegados eleitos nas escolas, fazer a formação dos participantes (infantojuvenil, jovens facilitadores e profissionais da educação) eleger a delegação e o projeto de ação que representará o município/região na conferência estadual. CONFERÊNCIA ESTADUAL/DISTRITAL Após a realização das conferências nas escolas e/ou Conferências Municipais/Regionais, as Comissões Organizadoras Estaduais (COE) promoverão Conferências Estaduais com o objetivo de reunir os delegados eleitos nas escolas e/ou e/ou Conferências Municipais/Regionais, para promover a formação dos participantes (infantojuvenil, jovens facilitadores e profissionais da educação) eleger a delegação e o projeto de ação que representará o Estado na conferência nacional. CONFERÊNCIA NACIONAL Na Etapa Nacional cria-se um ambiente de participação e de aprendizagem coletiva com as delegações estaduais e distrital, jovens facilitadores e profissionais da educação, selecionados nas Conferências Estaduais e Distrital. São realizadas oficinas temáticas e produzidos materiais de educomunicação que tornará público os compromissos e propostas dos participantes. Nessa etapa são realizadas quatro importantes atividades: a) encontro formativo preparatório da delegação nas unidades federativas; b) encontro formativo de jovens facilitadores que atuarão na Conferência; c) encontro formativo com educadores que compõem as delegações; e d) Atividades e vivências formativas destinadas ao público infanto-juvenil. PÓS CONFERÊNCIA Após a realização das etapas estaduais e nacional, as delegações participantes elaboram estratégias para continuar a execução dos projetos de ação, mobilização de novas pessoas da comunidade escolar e parceiros visando o enfrentamento das emergências climáticas a partir do território escolar. |
Termos mais buscados
Termos mais buscados