Notícias
Bruna Fontes, estudante do curso técnico em Agropecuária
Esse conhecimento que eu trago não é um conhecimento meu, é um conhecimento de um coletivo. Embora as pautas sejam nossas, as pautas e as lutas são de todos. Então, preocupar-se com a questão ambiental, preocupar-se com a questão de atuação sustentável, preocupar-se com alimentação de qualidade, sem veneno, com uma produção sustentável dos nossos próprios alimentos é uma pauta de todos”. Bruna Fontes
Bruna é oriunda do Assentamento Casa Verde, que fica a 70 km do Campus Nova Andradina, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. A moradia estudantil foi essencial para a escolha do curso e permanência nele.
A estudante é filha de pecuaristas, cuja principal renda familiar advém da produção do leite. Assim, os conhecimentos adquiridos no decorrer da formação contribuem para a prevenção de doenças que podem infectar o gado e trazer prejuízos, tanto para a sua família quanto para os demais produtores locais.
O processo de interiorização da Rede Federal possibilita que os jovens, especialmente os da área rural, ingressem em cursos que dialogam com suas realidades. Isso fomenta o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde os IFs estão inseridos.