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A nova Lei (15.100/2025) que regula o uso dos celulares nas escolas representa um passo importante para a construção de um ambiente escolar mais equilibrado e focado na aprendizagem. O Ministério da Educação (MEC) vem atuando por meio da Estratégia Nacional das Escolas Conectadas (ENEC) para oferercer uma educação com tecnologia voltada para a cidadania digital.
A ENEC tem várias frentes para garantir uma educação digital e midiática em todas as escolas brasileiras. Para isso, o MEC promove ações para garantir conectividade de qualidade que chegue às salas de aula, apoia as redes na implementação de uma educação digital e midiática nos currículos, oferta formações e ferramentas para apoiar professores no desenvolvimento de competências digitais, além de proporcionar o uso de recursos educacionais digitais. O objetivo é garantir que os estudantes sejam cidadãos digitais críticos e conscientes e saibam usar as tecnologias digitais para aprender, criar e inovar.
Assim, a regulamentação do uso de dispositivos digitais nas escolas não significa uma proibição. É parte de uma iniciativa maior que busca promover um ambiente mais seguro e saudável. A lei visa evitar o uso excessivo e descontextualizado para proteger a saúde mental, física e emocional dos estudantes, ao mesmo tempo em que incentiva o uso consciente e pedagógico da tecnologia.
Estudos apontam que o uso excessivo de dispositivos móveis está relacionado ao aumento da distração, prejuízo no aprendizado e impactos negativos na saúde emocional dos alunos:
Além disso, 86% dos brasileiros apoiam alguma forma de restrição ao uso de celulares nas escolas (Nexus – Pesquisa Inteligência em Dados, 2024).
Objetivo é promover o uso pedagógico e intencional da tecnologia e potencializar o ensino e a aprendizagem críticos de mídias e meios digitais. Uso de dispositivos digitais nas escolas é permitido apenas para fins pedagógicos
Material faz parte do conjunto de ações do MEC destinadas a implementar a educação digital e criar um ambiente seguro para crianças e adolescentes por meio do uso intencional da tecnologia no ensino e na aprendizagem
Como planejar a adoção de dispositivos digitais para sua rede? Encontro do MEC busca orientar secretarias e escolas em relação ao planejamento de aquisições de tecnologias voltadas para a aprendizagem
Material reúne recomendações baseadas em evidências científicas sobre como proteger e orientar o uso das tecnologias digitais para crianças e adolescentes, ampliando as possibilidades de ensino e aprendizagem