Conselho de Usuários
Seja um voluntário do Conselho de Usuários de Serviços Públicos do MEC
A Ouvidoria do Ministério da Educação convida voluntários para integrarem o Conselho de Usuários de Serviços Públicos, que atuarão opinando sobre a qualidade e a efetividade dos serviços prestados pelo Órgão.
O funcionamento dos conselhos de usuários é totalmente virtual, e qualquer cidadão interessado pode se inscrever para participar na avaliação desses serviços. Constituem uma nova forma de participação direta da sociedade na avaliação e melhoria, conectando os usuários aos gestores responsáveis por cada serviço.
Guia do Conselheiro
O manual foi preparado para explicar como funcionam os conselhos de Usuários de Serviços Públicos e como você pode participar por meio da plataforma virtual.
Quantas vezes você já buscou um serviço público e pensou: “esse serviço poderia ser tão melhor se fizessem de outra forma”?
Agora, por meio dos conselhos de usuários, a sua opinião pode chegar diretamente aos ouvidos das pessoas responsáveis por formular e executar esses serviços.
Sua opinião é fundamental para ajudar a sua comunidade e todos os demais usuários de serviços públicos a contarem com serviços cada vez mais ágeis, melhores e adequados às expectativas da população.
O conselheiro auxiliará na melhoria dos serviços prestados pelo Ministério da Educação, de duas formas:
- Na resposta às consultas elaboradas em conjunto com os gestores e aplicadas pela ouvidoria, e
- Na apresentação de ideias para melhorar os serviços, as quais poderão ser comentadas e apoiadas pelos demais conselheiros.
E tem mais: somente conselheiros têm acesso a todas as funcionalidades da ferramenta de enquetes da plataforma.
Esclarecemos que, de acordo com o § 2 do art. 24-F do Decreto 9.492/18, a participação nos conselhos de usuários será considerada como prestação de serviço público relevante, não remunerada.