Notícias
REVALIDA
Último dia para confirmar inscrição no Revalida 2020
Termina, nesta segunda-feira, 5 de outubro, o período de inscrições para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020. Até as 23h59, os interessados podem finalizar a inscrição, realizar possíveis correções e incluir dados na Página do Participante. Os inscritos devem anexar no sistema o diploma de graduação em medicina expedido por instituição de educação estrangeira, conforme previsto no edital do exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orienta que todos os interessados confiram os dados e os documentos anexados para garantir a confirmação da inscrição.
O diploma deve ser digitalizado, frente e verso, em formato PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB. O documento deve ser reconhecido no país de origem pelo seu ministério da educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, promulgado pelo Decreto n.º 8.660, de 29 de janeiro de 2016. Qualquer outro documento não substitui o diploma solicitado.
Taxa de inscrição – Para confirmar a inscrição no exame, também é necessário realizar o pagamento da taxa de inscrição. O valor para participar da primeira etapa do Revalida 2020 é de R$ 330, conforme item 6.1 do Edital n.º 66, de 10 de setembro de 2020. Os inscritos têm até quarta-feira, 7 de outubro, para pagar o boleto, respeitando os horários de compensação bancária.
Caso seja aprovado na primeira etapa de avaliação, o participante deverá se inscrever para a segunda etapa e emitir novo boleto para pagamento da taxa de inscrição, cujo valor será divulgado em edital específico.
Login único – Para acessar a Página do Participante do Revalida, o inscrito deve, obrigatoriamente, realizar o cadastro no portal do Governo Federal, no endereço eletrônico acesso.gov.br. O login e a senha, únicos para todos os serviços federais, serão necessários para acompanhar a situação da inscrição e fazer inclusões ou alterações, se necessárias.
O cadastro no portal gov.br garante maior segurança e transparência no acesso aos sistemas. Esse é um processo de unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. Só é necessário se cadastrar uma vez para ter acesso liberado para todos os serviços.
Passo a passo – O Inep disponibilizou, em seu portal oficial, um passo a passo sobre como realizar a inscrição no Revalida e outro que mostra como confirmar o processo. Nos tutoriais, é possível conferir como inserir ou alterar informações, anexar o diploma e outros documentos. O portal também conta com uma página voltada às perguntas frequentes sobre o exame.
Acesse o Perguntas Frequentes do Revalida
Acesse o autoatendimento em caso de dúvidas
Assessoria de Comunicação Social do Inep