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1 ANO DE ATUAÇÃO
Robôs virtuais de hospitais da Rede Ebserh/MEC fizeram quase nove mil atendimentos que auxiliam no combate à Covid-19
O Telecovid-19, projeto do Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG, que faz parte da Rede Ebserh/MEC, já atendeu pela internet 8,2 mil pessoas desde a sua criação, em maio do ano passado. Por meio do Telecovid-19, os cidadãos podem obter orientação e informação relacionadas à Covid-19 e avaliar o seu estado de saúde. A ferramenta é programada para tirar dúvidas e oferecer um primeiro nível de atendimento ao paciente, classificando-o por prioridade: emergência, urgência, casos moderados ou leves. A iniciativa ajuda a proteger as pessoas, evitando deslocamentos, filas e aglomerações desnecessárias nas unidades de saúde.
“É preciso desafogar os serviços de urgência e evitar que mais pessoas se contaminem. Por isso a importância desta ferramenta, que possibilita ao internauta fazer uma autoavaliação e, na ausência de sintomas, reduz a necessidade de procurar atendimento médico”, afirmou a coordenadora científica do Centro de Telessaúde do HC, a médica Milena Soriano.
Ela explica que o conteúdo foi elaborado por uma equipe composta por médicos e programadores, que seguiram as diretrizes e os protocolos do Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde (OMS) e Anvisa, tendo como referência ainda diversos artigos científicos publicados sobre a Covid-19 desde o início da pandemia. A equipe também fez um levantamento das dúvidas relacionadas ao coronavírus mais frequentes na população.
O chatbot pode ser acessado gratuitamente pelo site do Centro de Telessaúde ou pelo aplicativo Whatsapp por pessoas de qualquer parte do mundo. A plataforma funciona por meio da assistente virtual Ana, que ao ser acionada inicia a conversa com perguntas básicas como nome, idade e sexo. Em seguida, o internauta pode escolher esclarecer dúvidas sobre sintomas ou obter informações atualizadas sobre a doença.
Conversas virtuais em João Pessoa (PB)
O Hospital Universitário Lauro Wanderley, vinculado à Universidade Federal da Paraíba e também administrado pela Rede Ebserh/MEC, disponibilizou um robô virtual que interage com o usuário por meio de conversas online e fornece informações sobre sintomas e formas de prevenção da covid-19, dentre outros dados. Desenvolvida pelo Labimec, o Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional da UFPB, a ferramenta foi treinada com base em dados oficiais sobre o coronavírus e pode ser acessada no site do HULW, já tendo realizado cerca de 500 atendimentos desde que foi criado, em junho do ano passado.
Batizado de Dr. Labimec, o chatbot é um software que trabalha e gerencia as trocas de mensagens simulando uma conversa humana. Ao atender os internautas, o assistente virtual tem a finalidade de medir o grau de conhecimento das pessoas e passar conceitos oriundos de órgãos como Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS). Entre as informações que o robô virtual repassa, estão: formas de prevenção à covid-19, principais sintomas da doença e sugestões de hospitais de referência.
“A ideia é que a população possa tirar algumas dúvidas gerais antes de buscar atendimentos específicos. A avaliação da Equipe Labimec é positiva e temos acompanhado um número elevado de interações”, afirma Cássio Besarria, professor que coordena o Labimec.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Ebserh