Notícias
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Prefeitura de Ribeira do Amparo-BA distribuiu cerca de 21 mil kits de alimentação escolar a estudantes da rede pública
Pautada nas orientações do guia de execução de kits de alimentos durante a pandemia, elaborado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a prefeitura municipal de Ribeira do Amparo, no interior da Bahia, entregou a seus estudantes da rede pública de ensino cerca de 12 mil kits de alimentos em 2020 e, em 2021, outros 9 mil kits, totalizando aproximadamente 21 mil entregas. Diversos gêneros alimentícios fizeram parte dos kits, como arroz, feijão, sardinha, biscoito, leite em pó e açúcar. Além disso, os gêneros da vocação agrícola local foram valorizados, como batata doce, farinha de mandioca e ovos de galinha.
O nutricionista municipal, Erik Michel, participou diretamente de cada etapa, juntamente com o conselho de alimentação escolar, merendeiras e diretores, sempre defendendo a continuidade das entregas dos kits de alimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “O profissional nutricionista é um representante e defensor das políticas públicas que buscam garantir o Direito Humano à Alimentação dos estudantes. É também defensor do potencial do Pnae, enquanto política articulada que promove a alimentação saudável e gera renda para os agricultores familiares. No mês de outubro, o município retomou gradativamente as aulas presenciais, e a secretaria municipal de educação segue no compromisso com o Pnae”, destacou Erik.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) tem por finalidade garantir uma alimentação saudável aos estudantes da rede pública durante o período em que estão na escola. Com a suspensão das aulas presenciais, por conta da pandemia de Covid-19, o governo federal, por meio do FNDE, modificou a Lei nº 11.947/2009 para permitir a entrega dos produtos da alimentação escolar em formato de kits de alimentação diretamente aos estudantes durante o período em que ocorrer suspensão das aulas.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do FNDE e Prefeitura Municipal de Ribeira do Amparo