Notícias
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Pnae participa de seminário virtual com parceria da OMS
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) participou de seminário virtual promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Organização dos Estados Americanos (OEA), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O encontro ocorreu na última segunda-feira, 30 de novembro, e abordou vários assuntos relacionados aos desafios da saúde e à taxa de obesidade global no contexto da pandemia da Covid-19.
Representando o FNDE, a coordenadora-geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Karine Santos, destacou a necessidade de integrar dietas saudáveis no ambiente escolar e mudar os hábitos do dia a dia para enfrentar o problema da obesidade.
“Nosso desafio é incentivar as pessoas a adotarem uma alimentação adequada. Por isso, o Pnae atua de forma intensa junto às comunidades escolares no sentido de incentivar a alimentação saudável para as nossas crianças. Determinamos ainda que é preciso comprar ao menos 30% da alimentação escolar direto da agricultura familiar, o que garante o acesso a produtos mais frescos e com menos conservantes. Precisamos mudar os hábitos do dia a dia para enfrentar a obesidade”, afirmou a coordenadora.
Além da participação de funcionários da OEA, da Opas e da OMS, o encontro contou ainda com a presença de representantes dos ministérios brasileiros da Saúde e da Educação. Eles discutiram e compartilharam fatores de sucesso e desafios na implementação de políticas e intervenções de melhoria de ambientes escolares para alimentação saudável e atividade física.
Pnae – Além de repassar recursos para a compra de alimentos saudáveis, o Programa Nacional de Alimentação Escolar promove ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.
Assessoria de Comunicação Social do FNDE