Notícias
NOVO CAMPUS
Novo Campus inaugurado no município de Goiânia fortalece a consolidação da Rede Federal
O Instituto Federal de Goiás (IFG) inaugurou mais uma unidade, entregue à comunidade do município de Goiânia, no último sábado (5). A conclusão da obra do Campus Goiânia Oeste foi realizada com apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), que liberou R$ 7,3 milhões para investimento na segunda etapa de finalização da construção. A entrega faz parte do processo de consolidar a rede de educação profissional, científica e tecnológica, que tem como objetivo alcançar diversas localidades, que estão distantes dos grandes centros, e também que têm uma maior demanda pela oferta do ensino.
A cerimônia de abertura foi marcada pela participação do Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, que ressaltou a importância de ampliar a educação para garantir o ensino profissional para toda a sociedade brasileira. Além disso, ele afirmou que o governo garantirá a efetividade da aplicação dos recursos para a continuidade das obras, e focar no ensino infantil e profissional. “Eu quero participar dessa revolução, e nessa(?) revolução, eu não vou atingir a todos, mas ela começa numa boa alfabetização das nossas crianças e com o ensino profissionalizante. São duas áreas que eu vou olhar com muito cuidado”, concluiu.
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Wandemberg Venceslau, afirmou que a entrega de mais uma unidade da Rede Federal é fruto do empenho de todos, iniciado há alguns anos, em prol de consolidar a rede, no intuito de ratificar características inerentes aos Institutos Federais, que são a inclusão, a qualificação e a inserção no mercado de trabalho. “Se a gente não tiver esse ambiente de sinergia entre as ações educacionais e as ações produtivas, o resultado da educação é nulo. Se a gente não consegue viabilizar para que os discentes sejam inseridos, posteriormente, no processo produtivo, de forma a transformar a economia, todo o esforço seria perdido. E o que eu vejo é exatamente o contrário nas ações que são realizadas, aqui, no estado de Goiás, pelos dois institutos federais”, analisou o secretário ao parabenizar os reitores do IFG, Jerônimo Rodrigues da Silva, e do IFGoiano, Elias de Pádua Monteiro, pelas parcerias desenvolvidas e pelo diálogo, que favorecem a transformação da sociedade brasileira.
Devido ao cenário de pandemia, a solenidade foi realizada somente para convidados e foi transmitida pelo canal oficial do IFG, no YouTube.
Campus Goiânia Oeste
A unidade entregue nesse sábado possui três pavimentos e uma área total construída de 3.955,98 m², com salas, espaços comuns, quadra poliesportiva e banheiros. Atualmente, o campus oferta o curso superior de Licenciatura em Pedagogia e técnicos integrados ao ensino médio (Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Vigilância em Saúde e Técnico em Enfermagem). A unidade atua, principalmente, nos eixos tecnológicos da educação e saúde e tem como foco de trabalho a promoção da saúde.
Na oportunidade, o IFG também apresentou ao ministro, ao secretário, e aos demais presentes na comitiva, os projetos de eficiência energética e geração distribuída, que visa autossuficiência energética; o projeto de movimentos migratórios, que objetiva integrar os migrantes por meio da oferta do português como língua não materna; e o projeto da luva bidirecional, que por meio de tecnologia utiliza uma luva adaptada a um software que faz a tradução da língua de sinais (Libras), para o português (ou qualquer outra língua) e vice-versa.
Assessoria de Comunicação Social da IFG