Notícias
REDES DO MEC
Ministro defende ensino vinculado às questões práticas da vida do estudante
No quarto episódio do programa Bate-papo com o professor Vélez, o ministro da Educação, professor Ricardo Vélez Rodriguez ressaltou a importância de conciliar a teoria ensinada em sala de aula à prática vivenciada pelos alunos, em todos os níveis do ensino. O ministro recomenda que o docente sempre questione o tipo de linguagem e o tipo de metodologia que irá utilizar para que a sua mensagem possa ser traduzida em algo compreensível pelo aluno. “O ensino tem que ser um ensino que caminha em direção à prática, em direção à aplicabilidade. Esse é o nosso grande abismo no terreno do ensino”, ressalta.
Vélez Rodríguez lembra, ainda, que, mesmo em matérias consideradas puramente teóricas, como filosofia, é possível extrair elementos que exemplifiquem o dia a dia dos alunos, como a ética e a moralidade. “Esse é um problema para ser resolvido, mas não se resolve por meios tecnológicos”, explica o ministro. “Temos uma primeira face, que seria as respostas que ninguém dá e só a filosofia dá, que são as respostas que dizem relação ao sentido da vida humana, aos valores, e temos também as respostas técnicas. A educação tem que dar uma resposta a isso. Como que eu posso pagar as minhas contas? Como que eu posso aplicar estes conhecimentos que tenho e que o professor passa para as crianças na escolinha? Como é que elas podem aplicar isso no seu dia a dia?”
O ministro da Educação finaliza o programa dizendo que as pessoas, independentemente da idade, se entusiasmam com aquilo que elas podem manipular e transformar no seu cotidiano. “O processo de ensino para criança, para adolescente, para jovem, para adulto, tem que percorrer esse caminho de dar resposta às indagações, às necessidades práticas que a pessoa tem de fazer”, conclui.
Assessoria de Comunicação Social