Notícias
MINISTRO DA EDUCAÇÃO
Milton Ribeiro: “Devemos focar na qualidade da educação brasileira”
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou, nesta terça-feira (20), durante a apresentação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que buscará focar mais na qualidade da educação brasileira durante a sua gestão. “Vamos focar mais na qualidade e não tanto na quantidade. Se a gente fizer isso, teremos mais impacto na sociedade”, defendeu.
Em 2019, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avaliou 29 áreas do Ano 1 do Ciclo Avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Foram 8.368 cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de engenharia, arquitetura e urbanismo, ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; e cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.
Ao todo, 435 mil estudantes de 1.225 instituições de todo Brasil foram inscritos. As provas foram aplicadas em 1.063 municípios e contaram com a presença de 389 mil concluintes de cursos de graduação.
“Sabemos que bons cursos de graduação estão intimamente ligados à formação de bons profissionais. Na ponta, é a sociedade que se beneficia e, ao mesmo tempo, é o Estado brasileiro que cumpre, na área da educação, mais uma de suas responsabilidades constitucionais intransferíveis: cuidar do ensino regular e, neste caso, cuidar continuamente do aprimoramento da educação superior”, comentou o ministro.
Os resultados do Enade representam uma ampla e variada base de informações, e são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. O conceito Enade é calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes do exame. Já o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) mensura o valor agregado pelo processo formativo do curso ao desenvolvimento dos estudantes.
Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação.