Notícias
EDUCAÇÃO BÁSICA
MEC promoveu aperfeiçoamento de 458 gestores da educação municipal
Em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Ministério da Educação promoveu, de abril a outubro, o Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Municipal para 458 participantes de todas as regiões do país. A carga horária foi de 180 horas, numa formação on-line com suporte técnico e pedagógico de tutores.
O objetivo foi promover a capacitação dos dirigentes e técnicos municipais de educação nas questões de liderança, planejamento e execução administrativa, pedagógica e financeira da educação municipal. De acordo com o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Renato de Oliveira Brito, da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), “abordar assuntos sobre gestão educacional é necessário para melhorar o planejamento e a execução de ações educacionais nos diferentes municípios do Brasil”.
A formação foi dividida em quatro módulos: liderança e gestão educacional; sistema municipal de ensino e os principais marcos legais; estrutura da Secretaria Municipal de Educação e as práticas pedagógicas; e administração e gestão dos recursos financeiros.
Foram montadas 16 salas de aprendizagens virtuais, com 30 cursistas, em média, de diferentes partes do Brasil. Os participantes puderam compartilhar vivências e tirar dúvidas técnicas. Além do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com materiais e vídeos, houve complementação pedagógica por meio de cinco webconferências com especialistas da área.
Segundo a coordenadora do curso pela UFSCar, professora doutora Maria Cecília Luiz, “mudanças são feitas por meio de reflexões a respeito de práticas do dia a dia, com aporte teórico. E, nesse período, isso foi possível, respeitando o profissional e o ritmo individual de cada cursista”.
Ela explica ainda que os gestores buscaram esclarecimentos práticos sobre os Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação, estrutura da Secretaria Municipal e as práticas pedagógicas, novo Fundeb, além do preenchimento e execução do Plano de Ação Articulada (PAR).
Os participantes sempre terão acesso ao AVA em que podem se comunicar tanto com a coordenação do curso quanto com os demais cursistas. Além disso, há grupos formados em aplicativos que permitem a constante troca de informações entre os gestores.
Para Renata Gerolin, secretária municipal de educação da cidade de Pau D’Arco (TO) e participante do Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Municipal, “a oportunidade foi de fazer um diagnóstico das deficiências e receber subsídios para um melhor planejamento da educação municipal em 2022”.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB