Notícias
DIREITOS E ESPORTE
MEC participa de live do Programa Integra Brasil 2021
A Secretaria Especial do Esporte promoveu, nesta quinta-feira (06), a Live Integra Brasil: A Importância das Categorias de Base para o Futebol Brasileiro. O evento, que aconteceu de forma virtual, contou com a participação do secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Victor Godoy; e do secretário de educação básica, Mauro Rabelo.
O Programa Integra Brasil foi idealizado pela Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (Secretaria Especial do Esporte) do Ministério da Cidadania, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, além da Confederação de Futebol (CBF) e da Confederação do Desporto Escolar (CBDE).
Um avanço na política e no mercado esportivo brasileiro, o Integra Brasil visa promover os direitos humanos, a educação antidopagem e os valores do espírito esportivo em ambientes esportivos e escolares, no âmbito de todas as modalidades do futebol, bem como articular e integrar as políticas públicas voltadas para a promoção do ensino fundamental e do ensino médio de atletas de todas as modalidades do futebol.
O secretário de educação básica, Mauro Rabelo, reforçou, em sua fala, a importância do futebol para a sociedade brasileira, e a luta contínua em viabilizar e incentivar a frequência dos jovens atletas na escola. “É um direito básico que precisa ser garantido, ajudando-os a conciliar a jornada de preparação, participação do trabalho intenso nos clubes, com o sucesso escolar”, afirmou o secretário.
O secretário da SEB salientou, ainda, que é papel do MEC buscar meios que ajudem a romper as dicotomias que colocam o esporte e a educação como temas separados, e se mostrou otimista com o desenvolvimento do Programa. “Nós esperamos, com o desenvolvimento do Programa, fomentar e ampliar a discussão do trabalho científico e o levantamento de dados e de estratégias para lidar com esses desafios, promover políticas que fomentem estratégias para assegurar a permanência e a aprendizagem desses jovens”, reforça Mauro Rabelo.
Assessoria de Comunicação Social do MEC