Notícias
ENEM
Inep promove reunião técnica sobre Enem PPL
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, nesta quinta-feira, 12 de novembro, uma reunião técnica sobre a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas De Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL). O encontro on-line buscou tirar as dúvidas dos representantes das secretarias de Segurança Penitenciária e unidades socioeducativas sobre a aplicação do Enem PPL 2020.
O edital do exame de 2020 foi publicado no dia 9 de novembro. As provas serão aplicadas nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021 e as inscrições deverão ser realizadas entre 30 de novembro e 11 de dezembro de 2020.
O presidente substituto do Inep e diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais, Camilo Mussi, destacou que o Inep considera o Enem PPL muito importante e enalteceu o trabalho dos parceiros que realizam a aplicação do exame. “Sem as pessoas que estão operacionalizando esse trabalho em cada unidade da Federação, nós não teríamos um Enem PPL com o sucesso que temos nesses anos todos”, afirmou.
No Enem PPL 2020, os órgãos de administração prisional e socioeducativa que desejarem indicar unidades para aplicação do Enem PPL devem encaminhar, por e-mail, um ofício firmando a adesão com o Inep e indicar um responsável pedagógico. O termo de adesão deverá ser enviado entre os dias 16 e 27 de novembro.
A coordenadora-geral de Desenvolvimento da Aplicação, Andréia Gonçalves, destacou que as secretarias de Segurança precisam garantir qualidade na aplicação do exame dentro das unidades prisionais que serão indicadas. “As unidades devem ter um espaço físico adequado para a aplicação das provas. Um ambiente escolar coberto, silencioso, com iluminação, mesas e cadeiras com condições para se fazer uma prova. Essas unidades receberão não só o Enem, como também o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)”.
Medidas de prevenção à COVID-19 também serão tomadas para a aplicação da prova do Enem PPL 2020. O uso de máscaras de proteção será obrigatório e frascos de álcool em gel serão fornecidos pela organização da prova. As unidades de detenção ficarão responsáveis por higienizar as salas antes da realização das provas, organizar salas com boa circulação de ar e promover o distanciamento social dos participantes.
Os participantes com idade a partir de 18 anos poderão utilizar o desempenho no exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior. Já os menores de 18 anos, que fazem a prova com o intuito de conhecer a avaliação e não possuem ensino médio completo — “treineiros” —, só poderão utilizar os resultados individuais no exame para autoavaliação de conhecimentos.
Andréia Gonçalves também ressaltou que as provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. “A prova do Enem segue uma matriz de competências e habilidades que é igual para todos os participantes. O Enem é único, mas é aplicado em datas diferentes. A qualidade da prova e a sua dificuldade são as mesmas”, disse.
Enem PPL – Na edição de 2019, o Enem PPL recebeu 46.240 inscrições, com 1.228 instituições homologadas para a aplicação da prova em 25 estados e no Distrito Federal. O estado de São Paulo teve o maior número de inscrições, 15.826, seguido de Minas Gerais, que contou com 4.959.
Assessoria de Comunicação Social do Inep