Notícias
MELHORIAS
Inaugurada a nova enfermaria de Pediatria do hospital da Rede Ebserh no RJ
O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugurou sua nova enfermaria pediátrica. O espaço conta com 11 leitos de enfermaria, incluindo um leito semi-intensivo, para casos mais graves. “Agora temos um local com melhor estrutura e acesso adequado, permitindo, diretamente, uma melhoria da qualidade do tratamento ao cliente pediátrico, ampliando com isso nossa capacidade de complexidade de assistência”, disse a chefe da Pediatria, Mariana Pinto Borges.
Para a reforma do espaço não foi necessário grandes investimentos. A mudança se deu, principalmente, pela dificuldade no acesso ao espaço usado anteriormente pelo serviço pediátrico, que cresceu e se mostrou necessitado de um novo local. “A entrada era exclusivamente por uma escada, dificultando bastante as internações mais graves. Apesar de ter sido um espaço e uma conquista fundamentais para nosso serviço, com a ampliação da oferta para assistência terciária e com a complexidade de novos casos que foram surgindo, fez-se fundamental essa modificação”, explicou Mariana.
“Um hospital universitário geral precisa ter uma enfermaria de Pediatria. No ponto de vista da formação de futuros profissionais, é altamente rica a presença de um ambiente para internação das crianças e adolescentes. Neste processo, estamos envolvendo desde o estudante de graduação, antes do estágio curricular obrigatório, que é o internato, o internato propriamente dito, que é totalmente voltado para a prática em serviço, e, por fim, o médico da residência médica que está no HUGG para se especializar em Pediatria”, completou a diretora da Escola de Cirurgia e Medicina (EMC), Maria Marta Tortori.
Covid-19
Em tempos de pandemia, novos protocolos também tiveram de ser realizados para viabilizar a utilização do novo espaço. “O HUGG não possui vagas de isolamento na Pediatria para casos de Covid-19 pediátricos. Porém, com o nosso ambulatório em funcionamento, casos suspeitos acabam sendo atendidos. Em situações de internação, há um protocolo de fluxo de atendimento, objetivando respeitar as orientações da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do nosso hospital. E em casos de internação eletiva, o HUGG realiza, previamente, o exame PCR (voltado para detecção do vírus causador da COVID-19). Nesse caso, o procedimento só é liberado em caso de resultado negativo para o novo coronavírus”, informou a chefe da Pediatria.
Serviços
A enfermaria pediátrica do HUGG atende casos de patologias clínicas das especialidades pediátricas, como: Pneumologia, Gastroenterologia, Endocrinologia, Neurologia, Imunologia, Nutrologia, Imunoalergia, Hematolgia, Reumatologia, Cardiologia e Hebiatria. Conta também com apoio de outras especialidades como Genética e Dermatologia e de especialidades cirúrgicas, como: Cirurgia Pediátrica, Otorrinolaringologia e Oftalmologia.
Para ser atendido no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, o usuário deverá seguir o procedimento padrão: O paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (Clínica da Família do seu Município ou Posto de Saúde) próxima da sua residência. O paciente informa no atendimento da Unidade Básica de Saúde Pública a sua situação de saúde. A Unidade Básica de Saúde poderá agendar a consulta por meio de um sistema informatizado chamado SISREG (Sistema de Regulação).
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Com informações do HUGG-Unirio/Ebserh