Notícias
CAPELANIA
HU de Campo Grande terá núcleo de atendimento a pessoas em luto
Uma das maiores dificuldades dos seres humanos é vivenciar o luto, seja pela perda de um familiar, de um animal de estimação, da própria saúde, entre outros motivos. Trabalhando há mais de duas décadas com prevenção ao suicídio, o Capelão Edilson dos Reis verificou a necessidade de acolhimento e orientação a pessoas enlutadas, bem como a possibilidade de estudar o luto e capacitar acadêmicos no atendimento de pessoas enlutadas.
Para isso, no primeiro semestre de 2021, será criado no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) o Núcleo de Ensino, Pesquisa, Extensão e Assistência do Luto.
Será um grupo multidisciplinar, que contará com acadêmicos de medicina, psicologia, enfermagem, pedagogia, serviço social e jornalismo com estudantes de todas as universidades de Campo Grande. O Núcleo vai firmar parceria com as universidades, que selecionarão três acadêmicos de cada curso para que participem do grupo de pesquisa.
“O objetivo é oferecer acolhimento e orientação para pessoas que estão vivenciando algum tipo de luto e também pesquisar o tema, produzir conteúdo para publicações e preparar esses acadêmicos para serem facilitadores no atendimento a pessoas enlutadas”, explica o Capelão Edilson dos Reis.
Os atendimentos do Núcleo acontecerão aos sábados, das 14h às 16h, e serão realizados em um espaço cedido pela UFMS.
O local
A Capelania do Humap funciona há 26 anos, oferecendo aconselhamento para pacientes, acompanhantes de pacientes, colaboradores e acadêmicos. São realizados, em média, 15 atendimentos por semana.
“As pessoas são ouvidas e sensibilizadas para buscar ajuda especializada, de psicólogos e psiquiatras. Se aceitam, nós fazemos o encaminhamento. É um espaço de acolhimento para pessoas que estão passando por algum tipo de sofrimento e dor”, afirma Reis.
Recentemente o espaço onde funciona a Capelania passou por uma grande reforma para melhor acolher pacientes, colaboradores e acadêmicos. Foram realizadas pintura do ambiente, troca de mobiliário, instalação de aparelhos de ar condicionado, melhorias na internet, entre outros.
“É um espaço que abriga um serviço muito importante para os pacientes e colaboradores do Humap, que precisava de melhorias, e a governança da instituição, juntamente com a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) se empenhou para promover as melhorias necessárias”, ressalta a gerente de ensino e pesquisa, Maria de Fátima Meinberg Cheade.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Assessoria de Comunicação Social da Ebserh com informações do Humap