Notícias
MEDICINA
Hospital universitário da UFPE atende adolescentes grávidas
O Programa de Atenção à Gestante Adolescente (Progesta) já iniciou os trabalhos da primeira turma de 2019 para jovens mamães, no Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), unidade da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação. Gestantes de até 24 anos podem procurar o programa, que promove encontros semanais compostos por sessão de fisioterapia e oficinas ministradas por profissionais de saúde.
Sandra Guedes, assistente social do HC e uma das responsáveis pelo programa, fala da importância da informação para as jovens gestantes e da necessidade do acompanhamento familiar. “O programa é importante porque essa jovem vai se sentir acolhida em todos os aspectos. A gravidez é um momento muito importante na vida, mas gera algumas inseguranças, principalmente na adolescência”, destaca. “Lá a gestante tem toda uma equipe que vai apoiá-la nesse momento e ela pode conhecer seus direitos, saber mais sobre seu corpo e aprender a cuidar não só de sua saúde, como a do bebê também.”
A jovem gestante também conta com acompanhamento individual, um detalhe considerado de extrema importância pelo Progesta. “Vamos identificando aos poucos as necessidades de cada uma e, a partir delas, fazemos os encaminhamentos necessários, como atendimento de psicologia específico, serviço social ou situação de violência, por exemplo. Esse apoio junto à família é muito importante”, ressalta Sandra.
A primeira atividade dos encontros é a fisioterapia, que dura cerca de uma hora e ajuda nos desconfortos da gravidez, bem como na preparação para o parto natural. Na sequência, as jovens mamães fazem um lanche e partem para a ação educativa em grupo, abordando um tema por dia. “Elas recebem orientações sobre seus direitos e a participação do pai, como realizar uma alimentação saudável durante e após a gestação, cuidados com o bebê, saúde bucal, aleitamento materno, enfim, uma série de aprendizados importantes”, pontua Sandra.
O Progesta também faz questão de preparar as jovens mães para uma vida completamente diferente das quais estavam acostumadas. Por isso levantam questões fundamentais como planejamento familiar, prevenção de acidentes na infância e cuidados a serem tomados nas próximas relações, principalmente em relação a doenças sexualmente transmissíveis.
Programa – O Progesta é desenvolvido por uma equipe interdisciplinar formada por médica pediatra e hebiatra (especialista em adolescentes), assistente social, enfermeiras, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e dentista. “A equipe do Progesta é formada por diversos profissionais justamente para prestar assistência integral às jovens gestantes. O objetivo é ajudar essa jovem de todas as maneiras possíveis e proporcionar uma gravidez e um parto saudáveis”, conclui Sandra.
O Progesta ocorre todas as manhãs de quintas-feiras até 13 de junho, das 9h ao meio-dia. As interessadas podem se inscrever pelos telefones (81) 2126-3917/3582/3668.
Ebserh – Desde dezembro de 2013, o Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao MEC, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Assessoria de Comunicação Social