Notícias
EBSERH
Hospital de São Carlos (SP) atende pessoas em situação de rua
Guilherme Pera e Giulliano Fernandes, do Portal MEC
Um local voltado para a saúde da população em situação de rua, com acompanhamento para doenças sexualmente transmissíveis, tuberculose, doenças contagiosas, alcoolismo, entre outros males. Esse é o Acolher, novo ambulatório do Hospital da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), em São Paulo, lançado em julho.
A ideia surgiu a partir de visita voluntária feita por profissionais que atuam no HU-UFSCar a uma instituição local que presta assistência a essa população. A chefe de divisão da Gestão do Cuidado do hospital, Meliza Roscani, explicou a iniciativa.
"O Acolher é uma continuidade do projeto Ambulatório de Rua, projeto da prefeitura que presta assistência para essa população, mas tinha uma carência do profissional médico e de outras áreas de saúde para poder dar um acesso melhor à saúde", afirmou Meliza Roscani.
Além da psiquiatra, a equipe conta com uma médica clínica geral, uma assistente social, uma enfermeira e uma professora de Medicina da UFSCar. A docente quer transformar o ambulatório em um projeto de extensão.
O ambulatório funciona uma vez por semana. As pessoas em situação de rua podem comparecer nas quartas-feiras das 13h às 19h. São abertas quatro vagas para primeira consulta no dia e outras quatro para retorno.