Notícias
HUMANIZAÇÃO
Hospital da Rede Ebserh no Piauí realiza passeios terapêuticos com pacientes em tratamento de covid-19
Teresina (PI) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está realizando passeios terapêuticos com pacientes em tratamento de covid-19. A prática, que é comum no Hospital para outros pacientes, foi possibilitada às pessoas em tratamento contra o novo coronavírus que se encontram clinicamente estáveis e que a saída do leito não oferece riscos.
Durante o passeio, o paciente recebe visita virtual de familiares ou amigos, por meio de videochamada. “O objetivo é contribuir na reabilitação física e cognitiva do paciente, criar vínculos junto à equipe multiprofissional e fortalecer a estratégia de enfrentamento à hospitalização’’, informa a fisioterapeuta Luana Ferreira, chefe da Unidade de Reabilitação.
Os passeios, que cumprem todos os protocolos de segurança, ocorrem na área externa próxima ao setor do Hospital onde estão internadas as pessoas em tratamento contra a covid-19. O paciente vai em cadeira de rodas e é acompanhado por fisioterapeuta, psicólogo, profissional de enfermagem e maqueiro.
Na visão de Gilvan Júnior, que atua como maqueiro no HU-UFPI/Ebserh, acompanhar os pacientes durante o passeio terapêutico é uma oportunidade para vivenciar emoções e contribuir para gerar memórias positivas mesmo para aqueles que estão enfrentando enfermidades. “Fico muito feliz ao colaborar com a reabilitação e evolução dos pacientes. Vejo como isso faz com que eles melhorem a cada dia com a dedicação dos profissionais do Hospital”, relata Gilvan.
Atuação da Rede Ebserh
Além do apoio ao ensino, formação e capacitação das equipes assistenciais, a Rede Ebserh implementou o Comitê de Operações Especiais (COE) para definir estratégias e ações em nível nacional para o enfrentamento da pandemia. Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhado em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, com participação nos COEs desses órgãos, e tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares.
Tem atuado na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas. Promoveu processos seletivos emergenciais com a possibilidade de contratação de aproximadamente 6 mil profissionais temporários para o enfrentamento da pandemia
Também disponibilizou R$ 274 milhões para ações contra o coronavírus, recursos do Ministério da Educação (MEC) liberados pela Ebserh de acordo com a necessidade e urgência de cada unidade hospitalar. A verba está sendo utilizada em adequação da infraestrutura, aquisição e manutenção de equipamentos, compra de medicamentos e outros insumos, além de equipamentos de proteção individual.
Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento do Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde.
Com informações do HU-UFPI/Ebserh