Notícias
AMBULATÓRIO PÓS-COVID
Hospitais da Rede Ebserh oferecem atendimento para pessoas em recuperação de Covid-19
Com muitos pacientes seguindo em recuperação de Covid-19, alguns hospitais da Rede Ebserh implantaram ambulatórios para realizar o acompanhamento dessas pessoas, oferecendo a continuidade ao tratamento pós-Covid, realizado por equipes interdisciplinares.
Os pacientes que foram tratados no Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS/Ebserh), por exemplo, serão acompanhados pelo prazo estimado de seis meses. É o primeiro serviço totalmente gratuito via SUS no estado se Sergipe.
O Hospital Universitário de Rio Grande (HU-Furg/Ebserh) também disponibilizou um ambulatório pós-Covid. O Serviço conta com uma equipe multidisciplinar para poder acompanhar problemas causados pela doença, incluindo profissionais de Educação Física.
Outro centro clínico com atendimento personalizado para cidadãos que já passaram pelo problema de saúde é o Hospital das Clínicas do Recife (HC-UFPE/Ebserh), com a oferta de teleconsultas. O número ainda é limitado como parte do plano de retomada, evitando maior propagação do vírus.
Também no Nordeste brasileiro, o Hospital de Salvador (Hupes-UFBA/Ebserh) se organizou para dar assistência à comunidade de seu estado. Um dos focos é monitorar e tratar consequências pulmonares.
Já o Hospital Universitário de São Carlos (HU-UFSCar/Ebserh) tem dois ambulatórios de Infectologia voltados ao acompanhamento de pacientes que foram contaminados por Covid-19 e precisaram ser internados em enfermaria ou em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O acompanhamento oferecido por essas unidades da Rede Ebserh conta com profissionais como infectologistas, neurologistas, psiquiatra, pneumologista, cardiologista, nutricionista e fisioterapeuta.
Sobre a Rede Ebserh
Todos os hospitais citados na matéria são vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A Ebserh, criada em 2011, atualmente administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Assessoria de Comunicação Social da Ebserh