Notícias
INFRAESTRUTURA
HE-UFPel inaugura Centro de Pesquisas Clínicas
Pelotas (RS)
- O Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) iniciou suas atividades neste mês. O local está inserido no novo prédio da instituição, também
recentemente inaugurado e que contou com mais de R$ 11 milhões de investimento
do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Ebserh. No local do Centro, uma estrutura que conta com consultório, área de monitoria e arquivo.
O objetivo é apoiar o planejamento, desenvolvimento e condução de estudos clínicos envolvendo seres humano para gerar dados de qualidade, garantindo a ética e segurança do participante.
Para se ter uma ideia da importância, o HE iniciou nesta semana no local, em parceria com o Instituto Butantan: a vacinação experimental contra o Covid-19, com a participação de voluntários da região e profissionais da área da saúde, que atuam diretamente na assistência. Serão cerca de mil participantes, que receberão duas doses da vacina com intervalo de 14 dias e serão acompanhados por até um ano. Em breve será iniciado também no Centro um estudo em oncologia voltado a pacientes com hepatocarcinoma, o câncer primário do fígado.
“A condução de um estudo clínico é um processo complexo que envolve diferentes agentes, incluindo pesquisadores, comitê de ética, departamento jurídico e financeiro, além dos participantes da pesquisa e patrocinadores”, detalhou a chefe do Setor, Alessandra Notari. “Além disso, a pesquisa clínica também oferece um importante benefício para a sociedade, uma vez que objetiva o desenvolvimento de novos tratamentos mais eficazes, ou menos tóxicos, destinados a um melhor controle das doenças, prevenção e a melhora da qualidade de vida das pessoas”, destacou ela.
O processo de criação do Centro de Pesquisas Clínicas iniciou com a elaboração de fluxos regulatórios baseados na legislação vigente que rege a condução de pesquisa clínica no país, além da Norma Operacional N1 e Portaria Interministerial Nº 09/2014 da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – gestora dos hospitais universitários federais – que instituiu o Programa Ebserh de Pesquisas Clínicas Estratégicas para o Sistema Único de Saúde (EPECSUS). Junto a isso, identificaram-se os profissionais com formação em pesquisa aptos a conduzirem estudos clínicos no HE e possíveis áreas de interesse para desenvolvimento em estudos futuros.
“A pesquisa clínica propicia não somente a qualificação das equipes envolvidas, mas principalmente o acesso a novas tecnologias e oportunidades aos participantes, o que tem um valor inigualável em um hospital 100% público, trazendo inovações no SUS, aliando ciência à esperança no desenvolvimento de novas tecnologias”, destacou Alessandra. O Centro irá proporcionar também aos alunos de graduação e pós-graduação vivências com o desenvolvimento de estudos clínicos em diferentes fases de desenvolvimento, estimulando o pensamento científico e ético. “Isso traz ao hospital uma rotina das boas práticas clínicas”, acrescentou a gerente de ensino e pesquisa, Beatriz Vogt.
Assessoria de Comunicação Social da Ebserh