O projeto de pesquisa “Produção heteróloga de proteínas do SARS-CoV-2, ensaio de neutralização por pseudovírus e teste pré-clínico de vacina candidata desenvolvidas contra a Covid-19”, desenvolvido pela equipe do Laboratório de Estudos Moleculares e Terapia Experimental (Lemte), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Genética da UFPE, foi contemplado no edital direcionado a Fármacos e Imunologia, do Programa Estratégico Emergencial de Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Das 46 propostas aprovadas, apenas sete foram para pesquisadores da Região Nordeste, e o da UFPE é o único que envolve a produção de vacinas como um dos objetivos.
O projeto de pesquisa do Lemte, que é liderado pelo professor Antônio Carlos de Freitas, do Departamento de Genética, visa desenvolver abordagens vacinais para a Covid-19, embora o grupo trabalhe focado, também, em diferentes vírus como o HPV e o zika, mantendo a interação de projetos de iniciação científica e de mestrados e doutorados de alunos vinculados a diferentes programas de pós-graduação na UFPE, das áreas de Genética, Ciências Biológicas, Biotecnologia e Inovação Terapêutica. Segundo a doutoranda em Genética Lígia Leal, “o reforço de recursos proveniente do edital contribui para a formação de profissionais aptos a desenvolver estratégias próprias para situações que demandam vacinas, como a da pandemia da Covid-19”. O projeto será implementado em agosto e tem prazo até 2023 para ser finalizado.
Para o desenvolvimento dos candidatos vacinais contra SARS-CoV-2, o grupo está utilizando estratégias inovadoras envolvendo vacinas de DNA e RNA e, mediante a experiência com colaborações de outros laboratórios, todos os experimentos até a fase de avaliação pré-clínica serão realizados na UFPE. Entre os parceiros internos na iniciativa estão os professores Cristiane Moutinho (Antibióticos), Lindomar Pena (Instituto Aggeu Magalhães), Valdir Balbino (Genética), Marcos Morais (Genética) e Antônio Roberto Lucena (Biofísica e Radiobiologia); e como colaboradores externos, Tereza Cartaxo (UPE) e instituições como a USP, UnB e Instituto Regina Elena (Itália).
Assessoria de Comunicação Social da UFPE