Notícias
TRILHAS DA EDUCAÇÃO
Grupo de mães universitárias da UFAL recebem apoio e levam filhos para instituição
Dia das mães, comemorado no próximo domingo (12), é a data marcada para celebrar as mulheres que batalham, conciliam rotinas nem sempre fáceis, seja em casa, no trabalho ou na universidade. O projeto Rede de Mãos Dadas de Apoio às Mães Universitárias, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), é um exemplo de apoio às mães que querem continuar os estudos mesmo tendo filhos pequenos.
A iniciativa do Centro Acadêmico da Universidade surgiu após relatos e vivências de mulheres que enfrentavam dificuldades ao conciliar a maternidade e a vida universitária. Sem condições de deixar os filhos com alguém durante o período de aula, algumas mães chegaram a abandonar os estudos.
Alunas voluntárias do curso de Enfermagem cuidam das crianças enquanto as mães assistem à aula. No hall do bloco da UFAL, em Maceió, um tapete de borracha indica que por ali vão passar visitas especiais. O trabalho é realizado em rodízio.
"Temos cerca de 44 voluntários, onde contribuem, cada um, com 4 horas semanais. Fica uma pessoa por criança e um monitor para coletar se todos estão presentes, [anotar] qualquer intercorrência, [e fazer] a comunicação com a mãe, caso aconteça alguma coisa”, explica a voluntária Carla Rodrigues.
O movimento na entrada do prédio chama a atenção de outros estudantes, o que, segundo Carla, gera retorno positivo para o projeto. Atualmente, são 13 mães cadastradas e 14 crianças atendidas.
Saiba mais
O projeto Rede de Mãos Dadas de Apoio às Mães Universitárias é o tema da edição desta sexta-feira, 10 de maio, do programa Trilhas da Educação, da Rádio MEC.
Assessoria de Comunicação Social