Notícias
EDUCAÇÃO CÍVICO-MILITAR
Escola Cívico-Militar promove cerimônia de posse dos primeiros chefes e subchefes de turmas
A Escola Cívico-Militar Municipal Quinze de Novembro (ECIMQN) promoveu, na última quarta-feira (05), uma cerimônia honrosa de posse dos primeiros chefes e subchefes de turmas da unidade escolar. O evento aconteceu de forma virtual e contou com a participação de Gilson Passos de Oliveira e Freibergue Rubem Nascimento, diretor e coordenador do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), respectivamente.
O Pecim orienta a escolha periódica de estudantes de turmas para assumirem as funções de chefes e subchefes de turma, e atuarem de forma ímpar na manutenção disciplinar de suas classes. A ECIMQN, instituída no último ano, designou, portanto, os primeiros estudantes que assumirão as funções de chefes e subchefes de suas turmas.
O coordenador do Pecim, Freibergue Nascimento, destacou a importância do evento e da seleção de estudantes para os cargos. “Em nome do nosso ministro da Educação, Milton Ribeiro, do diretor Gilson Passos de Oliveira e de toda a Diretoria das Escolas Cívico-Militares, eu gostaria de agradecer o convite e, ao mesmo tempo, destacar esse lindo e maravilhoso ato de civismo para que possamos ser exemplo para as demais escolas”, afirmou Freibergue.
Gilson Passos, diretor do Pecim, alertou sobre a responsabilidade que os estudantes designados como novos chefes e subchefes da escola terão. “Existem inúmeras atribuições previstas para o chefe e para o subchefe de turma no nosso Programa, mas essa responsabilidade também está atrelada a um grande privilégio que vocês terão de exercer liderança, de contribuir para o bom andamento dos trabalhos da classe de vocês e de contribuir para que os cumprimentos dos horários e para que as atividades possam ser executadas da melhor forma possível”, reforçou o diretor.
Sobre o Pecim
O Pecim é uma ação do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Defesa, que tem por objetivo principal contribuir para a melhoria da educação básica do Brasil, a partir da implementação do modelo MEC de Escolas Cívico-Militares (Ecim). O Ecim, um modelo centrado na melhoria de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, se baseia no padrão de alto nível dos Colégios Militares do Exército, das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares. A ideia é que sejam implantadas 216 Ecim até 2023. Em 2020 foram implantadas 53 e, em 2021, serão implantadas mais 74 unidades.
Saiba mais sobre o Pecim.
O evento na íntegra pode ser acessado em: https://www.youtube.com/watch?v=eJGPIgUfKdQ
Assessoria de Comunicação Social do MEC